Você já conhece o Instituto Bem Maior?

O espaço oferece assistência social para toda a comunidade paulistana. Saiba mais


Por Daniel Cruz / Fotos: Demetrio Koch

A lousa branca traz o título “Curso de Ajustes e Reparos”, enquanto a sala é tomada pelo som das máquinas de costura em funcionamento. Trata-se de um curso oferecido pelo Instituto Bem Maior, que é uma Organização da Sociedade Civil voltada para a assistência social por meio de atividades profissionalizantes e esportivas.

Enquanto verifica a costura feita por uma das alunas, a instrutora Ionara Aparecida Afonso da Silva (foto à esquerda), de 38 anos, explica o procedimento que deve ser feito. Atualmente, ela é proprietária de um ateliê de costura e conduz cursos na área.

“O meu trabalho não é somente ensinar a profissão, ele oferece uma oportunidade de mudança de vida para as alunas. Essa é a minha missão com elas. Muitas chegam aqui com a esperança de mudar de trabalho ou de se recolocar no mercado de trabalho”, conta Ionara.

Albanita Alves (foto à direita), de 60 anos, é um desses casos. Hoje, ela trabalha como cuidadora de idosos, mas sempre teve interesse por corte e costura.

“Eu pensava: ‘eu vou procurar um lugar para aprender costura’. Mas, com o tempo, deixei para lá. Até que no ano passado, eu passei de ônibus em frente ao prédio e vi uma placa com o anúncio do curso. Eu fiz a inscrição. Em seguida, logo me chamaram. O curso tem uma qualidade excelente. A Ionara, para mim, é uma pessoa extremamente iluminada. Ela nasceu com essa habilidade de ensinar. E eu estou amando o curso”, diz.

Ela também acrescenta que o curso surgiu em uma boa hora: “Eu passei por uma fase depressiva em minha vida. Mas, quando eu entrei no curso, fiquei animada. A gente conversa com as pessoas e faz o que gosta. Sente-se útil”.

Uma oportunidade para mudança de vida

Muitas pessoas chegam à instituição por meio de familiares e amigos, além da própria abordagem do Instituto, que prioriza o atendimento, sobretudo, aos egressos do sistema penitenciário e às pessoas em situação de rua.

“O Instituto Bem Maior é um referencial em termos de assistência social. Cujas ações são continuadas, permanentes e planejadas. E o grande objetivo do Instituto é ressocializar quem cumpre uma condenação e enfrenta o preconceito na sociedade, por conta disso. Aqui, a pessoa tem a oportunidade de fazer não só os cursos, mas também de ter resgatada sua cidadania. Nós também trabalhamos com jovens, que moram em comunidades – muitas vezes envolvidos com o crime. Além de pessoas da terceira idade. Infelizmente, muitas delas deixam de sonhar e já não acreditam mais que possam desfrutar de uma qualidade de vida devido a idade avançada. O trabalho Social oferecido gratuitamente, aqui, prova que tudo isso é possível”, avaliou o novo coordenador do Instituto Bem Maior, Jerônimo Alves.

Diversas atividades

A instituição também oferece cursos na área de estética, por exemplo. A instrutora Ge de Paula (foto à esquerda), de 45 anos, conta que a procura é muito grande.

“Aqui, no Instituto, recebemos pessoas de baixa renda e cheias de sonhos. Por esse curso ser caro, muitas delas não tinham condições de arcar com os custos. Porém, no Instituto, elas recebem isso gratuitamente”, observa.

Foi o caso de Iolanda Cézar Barbosa Dourado, de 30 anos. Atualmente, ela trabalha em um salão de beleza. Mas, anteriormente, Iolanda não teve a chance de se profissionalizar.

“Eu conheci o curso através de uma amiga. Ela me convidou para trabalhar junto. Porém, eu aprendia na prática do trabalho. Então, ela me apresentou o Instituto. Desde o começo eu gostei muito e passei a aplicar o aprendizado no dia a dia. A autoestima da gente muda. Minha vida mudou completamente. Porque, a gente se sente mais viva, tem mais expectativa e começa a pensar grande”, comemora.

Mais informações

O Instituto Bem Maior está localizado na Rua Rio Bonito, nº 616, no bairro do Brás, zona leste de São Paulo, mas está disponível para toda a sociedade paulistana.

Pessoas que desejam auxiliar financeiramente o Instituto, podem entrar em contato pelos telefones (11) 98288-0736 ou (11) 2292-4605.

“A comunidade pode contribuir com esse trabalho por meio de pessoa física ou jurídica. Há instituições como o Sebrae, por exemplo, que apoiam o Instituto”, aponta a consultora da instituição, Ivana Martins.

As novidades também podem ser acompanhadas pela página oficial do Instituto no Facebook ou pelo site oficial.

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Você já conhece o Instituto Bem Maior?

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games