10 sinais de que você está perdendo sua Salvação

Eles podem estar em plena ação em sua vida despercebidamente. Aprenda a identificá-los

Sua condição espiritual no cotidiano, mesmo nas atitudes mais comuns, influencia seu destino perante a eternidade. O seu “hoje” diz mais respeito ao “para sempre” do que você imagina. Muitos ignoram isso, acham que estão em dia com a fé e com o Espírito Santo, mas podem estar enganados.

Sim, há cristãos caídos na fé mesmo dentro das igrejas. Eles podem estar presentes em todas ou quase todas as reuniões, ser dizimistas fiéis ou ter funções na Obra de Deus. Por fora são cristãos de fé, mas, por dentro, onde está Ele? Ser religioso é diferente de ser cristão.

Alguns acham que basta “esquentar a cadeira” para que estejam salvos na eternidade ao lado do Altíssimo.

E é exatamente no dia a dia que esse perigo pode acontecer. Quando tudo cai na rotina, a pessoa passa a funcionar em modo “piloto automático” e o afastamento de Deus vai se intensificando gradualmente, quase sem ser percebido. Quando ela nota, já pode estar a um passo de se afastar ou pode até mesmo estar fora e achando que tudo vai ficar bem.

A vida secular ou mesmo as obrigações e desejos vão tomando o lugar do Criador em suas vidas sem que o enganado perceba esse grave erro. Mesmo que no começo esses aspectos comecem a render frutos, com o passar tempo, metas pessoais vão para a gaveta, sonhos são adiados, relacionamentos caem na “mesmice”, a saúde já não é aquela, assim como outros cuidados pessoais. Longe de Deus, tudo degringola. E o acesso à Salvação vai se fechando – mas é a própria pessoa que o fecha, enquanto ele ainda está lá, disponível a quem obedece a Deus.

De nada adianta receber o Espírito Santo sem Lhe dar o controle da vida, sem obedecer ao Seu direcionamento. Quando Ele está agindo, a pessoa é nova criatura, renascida e pronta para uma vida plena. Sem Sua ação, aquela velha criatura de antes de Seu recebimento e batismo volta a tomar a direção, com mente meramente humana e limitada. Nessa fase, os “sintomas” de que a Salvação está escorrendo por entre os dedos ficam mais evidentes.

Por isso mesmo, o Bispo Júlio Freitas pontua 10 sinais que podem estar acontecendo em sua vida neste exato momento e que põem sua

Salvação em perigo. Confira quais são eles ao lado.

1) Não sente prazer em falar com Deus

Há pessoas que se desculpam alegando falta de tempo, cansaço e que Deus já sabe do que elas precisam e assim deixam de orar, de meditar e de expressar a sua dependência nEle.

2) Não tem prazer em conhecer a vontade de Deus

Quem deixa de ler a Bíblia automaticamente deixa de ouvir a Voz de Deus. Dessa forma, fica sem saber qual é a vontade dEle para a sua vida, pois as Sagradas Escrituras são a Fonte dessa informação.

3) Medo da morte

Teme o destino da sua alma, pois não tem a certeza da Vida Eterna.

4) Medo de não ser arrebatado

Teme a vinda do Senhor Jesus porque sabe que o modo de vida que está tendo não lhe dá o direito ao arrebatamento.

5) Valoriza as coisas materiais mais do que as espirituais

Perde a visão da Salvação, pois dá mais valor e prioriza o material, deixando o espiritual, que é o principal, como secundário.

6) Quer agradar mais às pessoas do que a Deus

A pessoa se importa mais com o que os seres humanos ao seu redor pensam e esperam dela do que com o que Deus pensa e espera dela.

7) Não tem temor

O temor a Deus não representa medo, mas um profundo respeito. Por isso, por não temer, a pessoa mente, guarda mágoa, inveja, julga, desobedece e se rebela. E, ao se rebelar, na verdade quer impor a sua vontade.

8) Não se concentra no louvor, na oração ou na adoração

Facilmente se distrai, abre os olhos, pensa em outros assuntos e acaba por ficar vazia. “Ora”, “louva” e “adora”, mas é como se não estivesse ali.

9) Não tem a alegria da Salvação

Quem é salvo de fato resplandece alegria, é feliz sejam quais forem as circunstâncias, pois é alegre espontaneamente. Se sente seguro, em paz e não é acomodado.

10) A mensagem é sempre para os outros

A pessoa acha que a pregação serve para todo mundo, menos para ela, que não precisa dela. Mas o Senhor Jesus sempre está a nos renovar – a todos nós, independentemente de quanto nos achemos prontos – para aprendermos a ter coração, mente e espírito novos.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel / Foto: Gettyimages