Você tem culpa por sua obesidade

Cientistas afirmam que preguiça e gula são os maiores causadores pela doença


Por Andre Batista / Foto: Getty Images

Mais de dois bilhões de pessoas no mundo estão com o peso acima do saudável. E a culpa é de cada uma delas. Ao contrário do que parte da imprensa demonstra, a genética não é um fator importante na obesidade. É o que demonstra um estudo publicado no British Medical Journal, um dos mais importantes periódicos sobre saúde do mundo.

“Seu peso é determinado pela quantidade de comida que come”, declarou à BBC inglesa David Curtis, professor do Instituto de Genética da Universidade de Londres. Ele é um dos autores da pesquisa. “Temos uma cultura que aceita pessoas sendo mais gordas e está se tornando a norma. Isso não tem nada a ver com a nossa composição genética”.

De acordo com ele, “a única maneira de engordar é comendo mais comida do que você está queimando em suas atividades.”

Então, para fugir da obesidade, mude seus hábitos

O que o estudo citado acima diz é que não é possível responsabilizar a genética pelo excesso de peso. Isso porque o peso de cada um é determinado pelos hábitos alimentares e pelos exercícios físicos que pratica (ou não).

Atualmente, o mundo consome cada vez mais alimentos ruins para o organismo.

Ao mesmo tempo, cada vez menos pessoas mantêm atividades físicas em suas rotinas.

O estudo avaliou quase 119 mil pessoas durante 45 anos. A conclusão foi que quem possui o popular “gene gorduroso” tem as mesmas chances de engordar do que quem não o possui. Ou seja: o comportamento de cada um define sua saúde.

Por isso, é tão importante ser disciplinado no combate à obesidade. A doença acometia 105 milhões de pessoas em 1975. Mas hoje afeta 640 milhões de pessoas no mundo inteiro. Caso o aumento proporcional siga o mesmo, 20% de todos os adultos do planeta serão obesos já em 2025.

Mas, você não precisa fazer parte dessa estatística!

É importante lembrar que o corpo humano é o Templo do Espírito Santo (citado na Bíblia em 1 Coríntios 6.19) e, como tal, merece todo cuidado.

Em um dos desafios do IntelliMen, o Bispo Renato Cardoso orienta os homens sobre o assunto, porém, as dicas valem para todas as pessoas: mulheres, crianças, idosas, afinal, assim como a disciplina na vida espiritual é imprescindível para se alcançar a Salvação da alma, o cuidado com a saúde e o corpo é também igualmente importante:

“Se você está acima ou abaixo do peso recomendado para sua idade e altura, siga a orientação do seu nutricionista para perder/ganhar peso. Faça uma reeducação alimentar para que não apenas alcance o peso ideal, mas mantenha-o para sempre”.

O Bispo também ressalta a importância de manter uma rotina de atividades físicas para ter boa saúde.

Portanto, cuide bem de seu corpo e de sua saúde física.  Clique aqui e saiba mais sobre a obesidade, essa doença que tem matado tantas pessoas. E se você ainda não pratica exercícios, procure um médico ou um profissional de educação física e saiba como iniciar essa rotina benéfica.

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Você tem culpa por sua obesidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games