A Universal nos Emirados Árabes

Confira como a Universal atua em um país tão distante e diferente do Brasil

Imagem de capa - A Universal nos Emirados Árabes

Localizado no Oriente Médio, o território dos Emirados Árabes Unidos chama atenção pela beleza, imponência e sofisticação. Com pouco mais de 9 milhões de habitantes, o país ocupa o 34° lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo a

Organização das Nações Unidas (ONU), o que deixa Portugal, Rússia, Uruguai e Brasil para trás.

Com 48 anos, os Emirados Árabes são compostos pela capital, Abu Dhabi, e por Dubai, Ajman, Al Fujairah, Sharjah, Ra’s Al Khaymah e Umm Al Qaywayn.

Dubai, apesar de não ser a capital, é um local bem desenvolvido e luxuoso. Arranha-céus, como o Burj Al Arab Jumeirah, único hotel categoria sete-estrelas do mundo, e o Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo, fazem parte da cidade.

A Universal
A Universal chegou em Dubai em 2012. O Bispo Celso Rebequi, responsável pela Universal no país, foi enviado aos Emirados Árabes para dar início ao trabalho evangelístico da Igreja no local.

O Bispo se recorda que o início não foi fácil em Dubai. “Começamos o trabalho na sala de nossa casa, mas hoje estamos em um hotel, onde as reuniões são realizadas às quartas e sextas-feiras, e aos domingos, na língua inglesa.” A Universal também realiza reuniões às quartas, sextas e domingos em Abu Dhabi.

Há aproximadamente seis anos, a Universal tem alcançado mais pessoas e ampliado seu trabalho missionário. São mais de 120 membros fiéis, dez obreiros e transmissão de programas de rádio via internet dedicados a ganhar almas.

O Bispo Celso reitera que levar o Evangelho aos Emirados Árabes tem sido um grande desafio. “Já vivemos no Japão, na Inglaterra, na Coreia do Sul e já tivemos a oportunidade de visitar muitos países. O mundo árabe é um mundo à parte quanto aos costumes, às leis e à metodologia de vida. No entanto podemos dizer que é muito bom”, destacou.

Apesar de todo o desenvolvimento econômico, muitos ainda precisam de ajuda. “É um país muito rico e desenvolvido. O povo luta para ser o primeiro em tudo, mas há pessoas que passam longe de toda a riqueza que aparece na mídia. São trabalhadores vindos de diversos países. Eu me sinto privilegiado por estar neste lugar.”

Tolerância e fraternidade
Recentemente, na Câmara Municipal de São Paulo, o Consulado dos Emirados Árabes promoveu o evento Tolerância e Fraternidade. O evento foi uma ação contra o preconceito e a intolerância e destacou a importância da paz mundial.

O Bispo Eduardo Bravo (foto abaixo) , responsável pelas Relações Institucionais da Universal, participou da solenidade. “Foi com muito prazer que participamos deste evento patrocinado pelas autoridades dos Emirados Árabes. A aproximação e o conhecimento da cultura árabe nos permitem dialogar com propriedade e abrir portas para o trabalho social e de fé que realizamos”, declarou.

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias