Voluntários da Universal auxiliam vítimas do rompimento de barragem na Bahia

Na oportunidade, eles entregaram galões de água, além de alimentação. Veja como foi

Imagem de capa - Voluntários da Universal auxiliam vítimas do rompimento de barragem na Bahia

Na manhã do último dia 11 de julho, os moradores do povoado de Quati, em Pedro Alexandre, nordeste do estado da Bahia, foram surpreendidos com o rompimento da barragem local, após as fortes chuvas que atingiram a região. O transbordamento chegou a atingir também o município vizinho, Coronel João de Sá, que tem cerca de 17 mil habitantes.

De acordo com dados divulgados, mais de 14,4 mil pessoas foram afetadas e tiveram sua rotina alterada. O prejuízo foi grande na região. Ao todo, 32 casas foram evacuadas por conta do risco de desabamento e 302 famílias estão alojadas em oito abrigos temporários.

Os estragos

Três dias depois, no domingo, dia 14, o Rio do Peixe baixou o nível de água, o que minimizou os estragos causados. De acordo com o prefeito local, Carlinhos Sobral, todos foram pegos de surpresa. “Nunca teve uma enchente como esta em Coronel João Sá. É histórico isso. Foi a primeira vez, infelizmente… É a maior tragédia que a gente teve. Graças a Deus, foi uma tragédia sem mortes”, ressaltou ele.

As escolas municipais – que ficam na parte mais alta da cidade – estão servindo como abrigo. As salas foram divididas de modo que cada família pudesse ficar, dentro do possível, um pouco mais confortável.

Ajuda necessária

Sabendo da necessidade de ajuda, os voluntários do grupo de Evangelização (EVG) do estado da Bahia saíram de Jeremoabo, cerca de 62,6 quilômetros de Coronel João de Sá, a fim de levar donativos a essas pessoas.

Na oportunidade, foram entregues aos moradores galões de água e alimentação para auxiliar os funcionários das escolas. Durante a ação do grupo, além do alimento físico, eles se preocuparam também em levar conforto, apoio e consolo para os que estavam necessitando.

Essa é uma das inúmeras ações sociais que a Universal promove, constantemente, em todo o País. Para ver outras, acesse o perfil oficial do grupo no Facebook (clicando aqui) e conheça o trabalho de solidariedade promovido pelo EVG.

(*) Com informações da Universal do estado da Bahia

imagem do author
Colaborador

Da Redação (*) / Fotos: Cedidas pela Universal da Bahia