Você já ouviu falar na “Depressão Sorridente”?

Ela existe e já afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Entenda

Imagem de capa - Você já ouviu falar na “Depressão Sorridente”?

É possível estar passando por uma crise depressiva profunda e mesmo assim sorrir? A resposta é “sim”. Muitas são as pessoas depressivas, mas que mostram um comportamento oposto socialmente, parecendo mesmo felizes diante do mundo. Isso, se chama “Depressão Sorridente”.

Mas, apesar de o termo não ser utilizado por médicos ou especialistas, a condição existe e é chamada de “depressão atípica”, ou seja, que atende as mesmas características.

Um estudo realizado pela especialista em depressão e ansiedade, Olivia Remes, da Universidade de Cambridge, afirma que uma grande porcentagem de pessoas que sofre da doença tem os sinais da depressão encobertos. Elas escondem o que realmente acontece.

“Elas sorriem quando são recebidas e podem ter conversas agradáveis, mas, elas usam uma máscara para o resto do mundo, enquanto levam uma vida aparentemente normal e ativa”, diz um trecho do estudo.

A depressão mata

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), casos de depressão devem aumentar até 2020. Hoje, somente no Brasil, são mais de 11 milhões de pessoas sofrendo com o chamado mal do século.

O caso mais recente – e trágico – foi o da da jovem influenciadora digital Alinne Araújo, de 24 anos, que cometeu suicídio após seu noivo desistir do casamento um dia antes da cerimônia. Alinne pulou da janela do nono andar do apartamento onde morava no Rio de Janeiro. Segundo amigos, ela também sofria de depressão.

Recentemente, o youtuber e ator Whindersson Nunes também declarou que busca ajuda em amigos e em familiares para vencer a depressão.

A ajuda na hora certa

O programa Inteligência e Fé, apresentado pelo Bispo Renato Cardoso, abordou o assunto, recentemente, e explicou que quem tem depressão, tem sofrimento duplo.

Assista ao vídeo abaixo e entenda mais sobre o que foi abordado:

Vença a depressão

A depressão pode ser o mal do século, mas não precisa ser o seu, por isso, procure ajuda. A Universal reservou um dia especial para combatê-la: a sexta-feira, na Sessão do Descarrego.

No Templo de Salomão, ela acontece às 10h, 12h e 15h e 20h, na Avenida Celso Garcia, 605, bairro do Brás, zona leste de São Paulo. Ou procure o endereço mais perto de você, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Foto: Getty Images