Quer gerar uma renda extra?

Saiba como se organizar para aumentar suas receitas com uma nova atividade

Imagem de capa - Quer gerar uma renda extra?

Com a alta taxa de desemprego e o baixo crescimento da economia, muitos brasileiros buscam novas formas de gerar receitas. Mas como conseguir isso? O economista e consultor de empresas Sergio Dias diz que o primeiro passo para quem quer aumentar a renda é observar o mercado com muita atenção. “Você precisa identificar as oportunidades, verificar o que as pessoas estão buscando, quais as dificuldades que elas têm e como você poderia resolver o problema delas.”

O segundo passo é identificar as próprias habilidades e competências. “Não adianta descobrir uma demanda se você não consegue atendê-la. Verifique quais são seus conhecimentos, o que você sabe fazer e se precisa de algum tipo de capacitação para atuar na área escolhida.

Busque algo que seja agradável, que você faça com amor.”
Dias lembra que o empreendedor precisa avaliar as possibilidades da nova atividade. “A falta de planejamento é o maior erro dos empreendedores. O plano deve incluir o valor do investimento para insumos ou utensílios, o valor da sua hora de trabalho, os custos fixos e variáveis, o tempo gasto na atividade, os impostos e as formas de divulgação. Antes de estabelecer o preço, é preciso considerar a margem de lucro e avaliar os custos, além de verificar a concorrência.” Segundo Dias, o planejamento deve prever cenários positivos e negativos e traçar possíveis soluções.

O empreendedor também precisa estar atento à missão de seu negócio e aos valores que vão guiar sua atividade. Por exemplo, aonde você quer chegar? Em quanto tempo? O que terá que fazer para isso? Dias destaca que o empreendedor deve buscar seu diferencial no mercado. “Qual é sua vantagem competitiva? Meu conselho é buscar se destacar pela qualidade do produto ou pelo bom atendimento e oferecer o que os outros não fazem.”

Recomeço
Laura Kelle Torres Diniz, (foto abaixo) de 27 anos, ficou desempregada dois anos. Ela conta que nesse período fez alguns bicos, mas estava desanimada com a situação. Foi quando decidiu fazer cursos gratuitos por indicação de uma amiga. “Comecei o curso de corte e costura industrial no Instituto Bem Maior. Depois me inscrevi no curso de manicure e pedicure”, explica ela, que já tinha exercido esta função quando vivia em Santa Catarina e viu uma oportunidade de se profissionalizar na capital paulista. “Eu me mudei há pouco tempo e observei a necessidade das pessoas. Vi que havia uma oportunidade.” Pouco antes de terminar o curso, ela deu início ao trabalho de manicure na casa de clientes.

Segundo ela, o curso a ajudou a ultrapassar as dificuldades iniciais. “Eu estava desanimada, sem perspectiva. Os professores me incentivaram bastante. Por estar desempregada, às vezes vinha a ideia de que eu não era capaz, mas eles me ajudaram a superar. Tem que ter força de vontade para não desistir.”

Com as dicas do Instituto Bem Maior e do Sebrae, ela conta que começou a planejar a abertura do próprio negócio. “Trabalhei sete meses como autônoma para juntar dinheiro e agora abri meu salão. É um espaço pequeno, mas a meta é crescer. Tem dias em que a demanda é tão alta que não consigo atender todas as clientes.”

Laura diz que sua principal preocupação é oferecer um bom atendimento. “Eu sou pontual e ofereço um trabalho de qualidade. Sou bastante cuidadosa e atendo o público idoso também e, por isso, há uma preocupação com a saúde.”

Laura fez cursos no Instituto Bem Maior, entidade de São Paulo que oferece cursos gratuitos a pessoas que estão em risco de vulnerabilidade social. Entre as atividades oferecidas estão capacitações em design de sobrancelha, manicure e pedicure, maquiagem, barbeiro, informática e inglês, entre outras.

imagem do author
Colaborador

Rê Campbell / Fotos: Cedidas / Arte: Éder Santos