O clamor de Eliseu e a sua lição

A macrossérie Jezabel traz uma das cenas que geram a maior reflexão a respeito da fé

Imagem de capa - O clamor de Eliseu e a sua lição

As novelas bíblicas da Record TV não trazem somente entretenimento para quem as assiste, mas também lições extraídas das Escrituras Sagradas. É o que está acontecendo por meio da história contada na macrossérie Jezabel. Quem acompanha a trama assistiu à cena em que o profeta Eliseu, interpretado pelo ator Ronny Kriwat, convoca os israelitas para clamarem a Deus. O povo na época estava afastado da fé e não orava mais. O período era de fome, maldades e imposições da rainha Jezabel (Lidi Lisboa). Agir a fé era a última atitude que o povo adotava.

Invocar a Deus
No capítulo 42, o personagem Dov (foto abaixo) (Andrey Lopes) avisa os israelitas que Eliseu os convocou para que tomassem uma atitude em relação à situação que enfrentavam. Diante do Altar de Deus todo destruído, Eliseu falou sobre quantas vezes Israel se desviou dos caminhos do Senhor, mas, assim como seus antepassados, se arrependeram, chamaram atenção de Deus e alcançaram Sua misericórdia, o povo poderia alcançar a mesma benevolência.

Eliseu explicou que é preciso que as pessoas se humilhem e reconheçam os próprios erros para que Deus possa atendê-las, mesmo que elas tenham cometido os piores pecados. “Eu sei que é revoltante ver o nosso povo sempre caindo nos mesmos erros, mas, se o nosso povo pode repetir os erros, nós podemos repetir os acertos. O nosso Deus não mudou. Destruíram os altares do Senhor, mas não puderam destruir o Altar que está dentro de nós”, disse.

Eliseu por Ronny
Em entrevista à Folha Universal, o ator Ronny Kriwat (foto abaixo) falou de seu personagem: “Eliseu é um grande líder. No início, ele é um discípulo do profeta Elias e, quando este se ausenta, ele assume o posto de liderança. Ele é firme e determinado nas palavras. O público tem muito a aprender com ele e com sua dedicação de fazer o seu povo seguir o rumo certo e não se desviar dos caminhos de Deus”, afirmou.

O ator também abordou a cena do clamor. “Elias é a grande referência de Eliseu. Eliseu é chamado para uma missão e não titubeia em aceitar o chamado. Eu, Ronny, acredito muito em Deus. Todos nós aprendemos com essa cena que existe algo maior acima de nós.”

Ainda dá tempo
Quantos que se consideram cristãos se distanciaram de Deus por algum motivo, seja um problema familiar, seja sentimental ou até mesmo financeiro? Mas a falta de fé deixa as pessoas paradas no tempo. Elas já não exercitam mais sua fé, não oram, não jejuam e não fazem nenhum tipo de propósito. Elas vivem como os israelitas no passado: empurrando os problemas com a barriga e reclamando.

Mas, como afirmou Eliseu, Deus é Deus em qualquer tempo e você pode buscá-Lo. Se você, leitor, se encontra prostrado ou até possuiu um dia uma fé avivada, mas hoje vive da glória do passado, reconstrua sua vida. O melhor lugar para isso é o Altar. Priorize a Deus e o resto Ele fará.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Fotos: Edu Moraes