Ação social oferece óculos para pessoas de baixa renda

Cerca de 200 pessoas foram beneficiadas com a distribuição das armações

Imagem de capa - Ação social oferece óculos para pessoas de baixa renda

A miopia tem preocupado especialistas de todo o mundo. Uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que, em nosso país, os casos de distúrbios visuais aumentarão 89% entre 2020 e 2040. Atualmente, existem cerca de 6,9 milhões de brasileiros com miopia. Vinte anos atrás, apenas 2,2% da população mundial sofria desse mal.

Com o objetivo de ajudar a população a superar essa patologia, o programa social A Gente da Comunidade (AGC) tem realizado, em bairros carentes de várias cidades do País, consultas gratuitas com oftalmologistas.

No evento Unisocial, em maio, os voluntários da região de Cotia (SP) promoveram a ação na Escola Jornalista Maria do Carmo Oliveira e ofereceram aos moradores da localidade, além do exame, a armação para confeccionar óculos de grau. Cerca de 200 pessoas foram beneficiadas.

O responsável pelo AGC da região, Luís Pontes, afirmou que a iniciativa surgiu a partir da percepção da dificuldade financeira que pessoas de baixa rende têm para comprar óculos.

Luís explicou que ações como essa só podem acontecer graças ao apoio de empresários do ramo ótico e de voluntários comprometidos em ajudar o próximo.

O risco da tecnologia
Para a oftalmologista Márcia Cavalcante Negry, além da herança genética, outros fatores podem ocasionar a miopia. “As ferramentas tecnológicas estão contribuindo para o aumento do problema. O uso de smartphones por mais de seis horas diárias pode levar ao agravamento dessa patologia”, alerta a médica.

A especialista lembra que é preciso prestar atenção principalmente às crianças, que, muitas vezes, não possuem consciência quanto à disfunção. “Os pais precisam ficar atentos a queixas de dores de cabeça e reclamações sobre dificuldades de enxergar objetos distantes”, orienta a oftalmologista.

Solidariedade alcançou 75 mil pessoas
O evento Unisocial também levou até os bairros carentes das principais cidades do Brasil serviços gratuitos prestados por profissionais voluntários, como advogados, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, massagistas, cabeleireiros, manicures e maquiadores. Roupas, produtos de higiene pessoal e cestas básicas também foram doados. Cerca de 75 mil pessoas foram beneficiadas em todo o País.

imagem do author
Colaborador

UNICom / Foto: Cedida