Doações ajudam moradores de rua a superar o inverno

Em Belo Horizonte, onde a população de rua é crescente, o projeto Anjos da Madrugada faz a diferença

Imagem de capa - Doações ajudam moradores de rua a superar o inverno

O inverno começou no dia 21 de junho, mas em algumas cidades as temperaturas já atingiram entre 9° C e 13° C antes mesmo de a estação chegar. Pensando nisso, o programa social Anjos da Madrugada – grupo de apoio à pessoa em situação de rua –  tem intensificado as doações de agasalhos, cobertores e alimentos quentes nas regiões Sul e Sudestes do Brasil.

Belo Horizonte é considerada pelos meteorologistas uma das regiões mais afetadas pela estação. Lá, as ações têm sido realizadas na praça Rio Branco, localizada no centro da cidade. São entregues roupas, cobertores, kits de higiene pessoal e alimento aos necessitados. Além disso, são feitos atendimentos, como orientação jurídica e de saúde. Cerca de 5 mil pessoas são beneficiadas mensalmente.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), mais de 7 mil pessoas vivem em situação de rua na capital mineira. Isso representa metade dos 14 mil sem-teto que vivem no estado. Um levantamento feito pela Prefeitura local apontou que a população de rua cresceu 40% nos últimos dois anos.

Para o responsável pelo programa social em Minas Gerais, Josival Belchior, a conscientização é importante. “Muitos não escolheram estar lá. Mas, por conta de uma crise financeira e até mesmo familiar, acabaram contribuindo com o crescimento das estatísticas.”

Josival também relata que as doações são importantes para aqueles que não conseguem vaga nos albergues. “Nessa época, os centros de acolhida são muito disputados e, infelizmente, a maioria, precisa enfrentar o inverno ao relento.”

Os voluntários saem às ruas de todo o País semanalmente. Em 2018, o grupo beneficiou mais de 1 milhão de pessoas que estão vivendo em praças, terrenos baldios e lixões do Brasil.

imagem do author
Colaborador

Unicom / Fotos: Cedidas