Você tem mesmo o Espírito Santo?

No mais recente Jejum de Daniel, uma jovem reconheceu uma verdade que não percebia por causa das distrações seculares – e que poderia custar a sua Salvação

Imagem de capa - Você tem mesmo o Espírito   Santo?

“Eu já era membro da Universal e sempre fazia o Jejum de Daniel”, diz a estudante de direito Francine Magaldi, 30 anos, (foto abaixo) de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. “Porém, me concentrava apenas em me afastar das redes sociais, sem preencher esse tempo com algo que fosse realmente produtivo”, confessa.

Com essa atitude, pode-se dizer que ela não fazia o Jejum de Daniel da forma correta, o que tornava ineficiente o principal objetivo da campanha: passar 21 dias “limpando” a mente de material midiático irrelevante espiritualmente e preenchê-la com conteúdo cristão edificante. O profeta Daniel, como conta o livro da Bíblia com seu nome, afastou-se de influências mundanas, carnais e diabólicas, preenchendo-se e fortalecendo-se com orações, aberto à ação de Deus e sem as distrações que o afastassem dEle.

Francine esvaziava sua mente de material secular, mas não se preocupava em preenchê-la com o conteúdo das Sagradas Escrituras, permitindo que o vazio fosse ocupado por sentimentos terrenos, o que gerava um efeito completamente contrário à proposta do Jejum de Daniel.

Foi quando algo a inquietou e a fez acordar para uma mentira que poderia lhe custar a própria vida. “Pouco antes desse último Jejum de Daniel se iniciar, pude perceber o quão longe me encontrava de Deus, mesmo estando ativa nas reuniões da Igreja e fazendo parte da Força Jovem Universal (FJU). Consegui reconhecer minha condição diante de Deus e percebi que eu vivia uma vida religiosa e nem sequer havia tido uma experiência real com Ele, mesmo achando que eu tinha o Espírito Santo.”

Não é feio reconhecer
Francine “despertou”.Como poderia ter o Espírito sem ter os Seus frutos? Como muitos, ela estava na Igreja, mas ainda não tinha um envolvimento real com Deus. “Posso dizer que dentro de mim eu tinha uma ‘certeza burra’, pensava ter realmente nascido de novo, mas como, sem nenhum fruto positivo?”, admite. “Pelo contrário. Eu tinha mágoas, rancores, frustrações, medos, complexos, vivia em constantes conflitos e dúvidas, até que ouvi de uma amiga: ‘Não é feio você reconhecer que não tem o Espírito Santo’.”

Aquilo mexeu com Francine de forma tão profunda, que ela resolveu aproveitar a oportunidade de ouro que se apresentava: lançar-se no Jejum de Daniel que começaria, agindo de um modo bem diferente do que fez nos anteriores. “Não só me afastei da mídia secular, como preenchi todo o meu tempo com a Palavra de Deus e com a série de vídeos do Univer intitulada ‘Como receber o Espírito Santo em 21 dias’, com o Bispo Renato Cardoso.”

E não só assistiu aos vídeos, como deu um grande e importante passo para o que decidiu buscar, como ensina na série o Bispo Renato. “A primeira coisa que você precisa ter para receber o Espírito Santo é foco nEle, que precisa ocupar o topo de sua lista de prioridades. É por isso que promovemos um jejum de informações, para ajudar as pessoas a conseguir esse foco”, disse o Bispo.

Determinação
“A cada dia eu assistia com desejo de conhecer de verdade o Deus de quem falavam. Obedecia a tudo que o Bispo dizia. Fui tirando aqueles sentimentos tóxicos de mim e, à medida que isso acontecia, o Espírito Santo foi me preenchendo com Seus frutos. Foi quando me vi tomada por pensamentos, sentimentos e vontades que não eram minhas, mas vinham de Deus.”

A moça, que antes caía na armadilha da religiosidade, preenchera seu tempo de tal forma que o que antes era apenas uma impressão se tornara, finalmente, real.

A própria razão a levou à conclusão mais importante de sua vida. “No dia de Pentecostes, 9 de junho, quando o Jejum de Daniel foi encerrado e o Bispo Edir Macedo profetizou a descida do Espírito Santo, pude crer, foi constatado aquilo que eu já estava vivendo.

Finalmente o Espírito Santo habitava em mim, com Seus frutos já evidentes em meu dia a dia.”

As boas práticas que ela adotou durante o Jejum de Daniel lhe fizeram tão bem que se tornaram hábitos. “Hoje não preciso mais ficar ‘pendurada’ nas redes sociais para preencher meu tempo livre, prefiro investi-lo em minha vida com Deus, falando sobre Jesus para pessoas.”

Francine acordou do engano e confirmou as palavras do profeta que inspirou o Jejum que seguiu: “Mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios” (Daniel 2.28).

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel / Fotos: Gettyimage e Mídia FJU/RS