Você se doa demais em um relacionamento?

Saiba o que essa atitude pode revelar a seu respeito

Imagem de capa - Você se doa demais  em um relacionamento?

Por que muitas mulheres se doam demais em um relacionamento amoroso? Muitas acreditam que é por se tratar de uma prova de amor – por isso se declaram a cada postagem nova no Facebook, bancam despesas ou toleram abusos –, enquanto o que provam, na verdade, é que não têm nem um bom relacionamento com elas mesmas. Agindo dessa forma, se anulam facilmente e deixam de viver suas vidas para respirar o ar do outro. Se sufocam.

Essas são características clássicas de quem se entrega demais em nome de um possível amor e ajudam a detectar quando um relacionamento afetivo e, sobretudo, pessoal está em desequilíbrio.

Infelizmente, esse é um erro na vida de casadas ou solteiras, e quem mais perde são elas mesmas, que esgotam a energia tentando agradar ao parceiro a qualquer custo. Por causa dessa atitude, se veem atadas pelo medo de ficarem sozinhas, por exemplo, o que caracteriza uma dependência emocional.

Na pele
Hoje, a estilista Adriana Figueiredo, de 37 anos, (foto abaixo) sabe o que é ser plenamente feliz na área sentimental, dividindo sua vida ao lado de Jorge Ladeira, com quem está casada há dois anos. Mas, antes, ela ingressou para o “clube” das mulheres que se doavam excessivamente em uma relação. Ela conta que esse possível “amor” que ficou no passado sugou suas forças e, sobretudo, seu amor-próprio.

Na época, Adriana pensava que estava vivendo o amor da sua vida. Afinal, estava ao lado da pessoa que sempre havia sonhado. No entanto, logo começou seu pesadelo. “Me doei muito para essa pessoa de todas as formas – até financeiramente. Comprava roupas, perfumes importados, fazia de tudo para a família dele. E, com o tempo, ele mostrou ser uma pessoa grossa, arrogante, que não me valorizava. Apontava defeitos em mim”, descreve.

Ela pontua que as reclamações passaram a ser comunitárias. “Ele reclamava para as pessoas a meu respeito e, quanto mais ele me desvalorizava, mais eu me desvalorizava também, porque achava que ele tinha razão em tudo e que eu era a errada”, afirma.

O relacionamento durou um ano, até que ele terminou. Então, Adriana entendeu que se tratava de uma resposta Divina: “Ele me contou algo que acendeu uma lâmpada dentro de mim – que eu deveria sair fora – e me lembrei de uma oração que havia feito antes, pedindo a Deus que me mostrasse o que estava acontecendo na minha vida, ainda que doesse”, se recorda.

A partir dali, Adriana mudou seu modo de agir. “Estava só valorizando ele, fazendo as coisas por ele, orando para ele, tudo era ele. Foi uma coisa que me fez mal, estava sempre sob pressão.”

O que fazer
Cristiane Cardoso, apresentadora do programa The Love School, na Record TV, alerta que o erro de muitas mulheres é o desconhecimento da maneira adequada de amar. “Não adianta você querer amar se você não sabe. Por isso, você acaba perdendo, acaba não tendo poder nenhum no relacionamento.” Ela exemplifica: “Você não tem poder de decisão, não é respeitada, porque você ama, mas não está sabendo dar esse amor, valorizar-se nesse relacionamento. E a outra pessoa, infelizmente, vai tirar proveito dessa sua falta, dessa sua ignorância no amor. Infelizmente, é assim”, sinaliza.

Cristiane explica a importância de colocar limites na relação desde o seu início, sobretudo, no período do namoro. “Se poupe, se guarde, não se exponha. Não se dê totalmente, não tenha esse relacionamento intenso como acontece com muitas pessoas.” Ela ainda aconselha: “Foque, principalmente, na vida espiritual. E não fique dando muita atenção, muito valor, investindo muito”, finaliza a apresentadora.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Fotos: Gettyimages e Arquivo Pessoal