Namorado de verdade

O que uma mulher de Deus espera de um homem em um relacionamento

Imagem de capa - Namorado de verdade

Recentemente comemorou-se o Dia dos Namorados. Tudo bem que é clichê dizer que foi mais uma data criada para incrementar o comércio e que muitos casais se iludem com a trocas de presentes ou mimos que, infelizmente, usam para substituir o que é realmente essencial na relação.

É clichê também dizer que você é que deve ser o presente para sua namorada, noiva ou esposa durante todo o ano. Contudo, isso faz todo sentido. A Palavra de Deus diz sobre os pré-requisitos para um homem ter compromisso com uma mulher – e não fala que só o amor basta.

Por exemplo: no Livro de Rute, capítulo 1, versículo 9, Noemi deseja que Deus permita que suas noras, então viúvas, se casem novamente, achando “descanso cada uma em casa de seu marido”. Sobre descanso, a anciã quis dizer a segurança que a mulher deveria encontrar em um homem. E não só a segurança financeira – embora também seja importante. Se a questão fosse apenas o dinheiro, por que algumas mulheres que namoram ou são casadas com alguém bem-sucedido se sentem inseguras, insatisfeitas e até com medo em seus relacionamentos?

A mulher deve ver no homem alguém que a trata com respeito, carinho, atenção e reconhecimento, mas também que a aceita para compartilhar sua existência e que é capaz de reger um lar com dedicação. E o que seria o namoro senão
essa escolha?

Obviamente, os tempos mudaram. Muitas mulheres, hoje em dia, têm suas carreiras fora de casa, mas o compromisso de um casal que segue os ensinamentos de Deus deve ser o mesmo: “Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor.

Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas”
(Colossenses, 3. 18-19).

Não se iluda. Se uma mulher de Deus não sentir essa reciprocidade do parceiro ainda no namoro, dificilmente irá ver no namorado o homem de sua vida. Ela quer nele o pulso necessário para gerir um lar. Só que muitos sujeitos querem esse título de líder pensando apenas em mandar, enquanto a Bíblia não diz que autoridade é ditadura, e, sim, o uso da responsabilidade e dos deveres.

É exatamente aí que está o problema: o homem às vezes quer ser o líder da casa apenas pelo poder, mas empurra para a mulher os deveres da liderança – que ela tira de letra. Depois, ele reclama que sua posição foi usurpada. As Escrituras Sagradas dão dica sobre esse erro: “Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo”
(1 Coríntios, 11.3).

Assim como um deve se submeter ao outro, os dois devem estar sob Deus. O homem que deixa o Espírito Santo agir tem sabedoria para reger seu lar sem ações desastrosas para sua harmonia. Essa deve ser a base para um casal formar seu lar e começar
uma nova família.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel / Foto: Gettyimage