Dor nos ombros, braços e pulsos?

Em dez anos, Brasil registrou quase 70 mil casos de lesões por esforço repetitivo. Problema pode comprometer movimentos do corpo e prejudicar trabalhador. Saiba como se prevenir

As atividades repetitivas e contínuas estão na origem de um problema que afeta milhares de trabalhadores brasileiros todos os anos. Em uma década, o País registrou 67.599 casos de lesões por esforço repetitivo e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/Dort), de acordo com estudo do Ministério da Saúde. Entre 2007 e 2016, o número anual de casos cresceu 184%.

Os dados indicam um aumento na exposição de trabalhadores a fatores de risco, como má postura, repetição de movimentos e manuseio de peso de forma inadequada, sem tempo para descanso e recuperação. Os profissionais mais atingidos são faxineiros, operadores de máquinas fixas, alimentadores de linhas de produção e cozinheiros. Se não for tratado, o problema pode até comprometer alguns movimentos do corpo.

Má postura
O médico ortopedista Alexandre Santiago Stivanin explica que as lesões por esforço repetitivo têm afetado cada vez mais pessoas por conta de mudanças de hábitos. “LER e Dort levam a um processo inflamatório dos tendões e da junta entre tendão e osso e causam dor.

Hoje em dia, muitas pessoas têm movimentos repetitivos por conta de uso de computador e smartphone. Há cada vez mais casos de tendinite de polegar e de outros dedos. A má postura na cadeira ou ao manusear o celular pode levar a doenças relacionadas à coluna, como hérnia de disco”, esclarece ele, que é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Sintomas
Stivanin diz que os primeiros sinais são dores em pontos como pulso, ombros e braços. “No início, a pessoa sente dor ao fazer o movimento, mas a dor aumenta progressivamente. Essas lesões levam à degeneração do tendão, que pode se romper. Nesse caso, é preciso fazer cirurgia”, afirma.

Pausas e alongamento
O médico destaca a importância de procurar um especialista quando as dores começarem. Ele ainda assinala que toda pessoa deve fazer alongamentos e pausas periódicas em suas atividades cotidianas.

O técnico de segurança do trabalho Gilvan da Franca e Silva alerta que os profissionais precisam ficar atentos às dores. “Nós sabemos que LER e Dort são doenças silenciosas, muitas pessoas sentem dor e não procuram um médico. Não pode postergar, se há dor, a pessoa deve buscar um profissional e seguir o tratamento.”

Segundo Silva, a prevenção deve ser feita todos os dias. “É importante fazer ginástica laboral pelo menos duas vezes por dia, com alongamento de braços, mãos e dedos. Ao sentar na cadeira, é importante manter os pés bem apoiados no chão e evitar posturas incorretas, como sentar torto”, ensina.

imagem do author
Colaborador

Rê Campbell