O auxílio que transforma a vida dos idosos

Grupo Calebe promove o bem-estar e, principalmente, leva a Palavra de Deus àqueles que chegaram à melhor idade

Imagem de capa - O auxílio que transforma a vida dos idosos

Enquanto os idosos são considerados inaptos para a prática de diversas atividades pela sociedade, ou são excluídos do mercado de trabalho ou mesmo do próprio convívio familiar, a Universal mostra que eles são importantes e que merecem toda atenção necessária para se sentirem especiais. Prova disso é o trabalho realizado com o Grupo Calebe Universal, que se dedica aos cuidados dos idosos, ajudando-os a se manter firmes em seus princípios espirituais de salvação. O grupo leva uma mensagem de fé, seja por meio de reuniões e encontros, e promove diversas atividades para beneficiar a saúde, o bem-estar e estreitar laços afetivos, criando novos círculos sociais aos idosos que, muitas vezes, se sentem isolados e sozinhos.

O Calebe, que completa sete anos de existência no Brasil em outubro, está aberto para todos os adultos acima de 50 anos. No ano de 2018, passou a incluir jovens voluntários de 25 a 49 anos, que hoje formam um grupo de apoio. Atualmente são 43 mil voluntários e mais de 160 mil integrantes só no Brasil.

O grupo não se limita ao espaço da Igreja Universal, e se dedica também em visitar casas de repousos e abrigos. Um exemplo é o trabalho que é feito mensalmente em mais de 5 mil casas de repouso do País. Segundo o responsável pelo grupo Calebe no Brasil e no exterior, Bispo Sérgio Gonçalves, há mais de cinco anos o grupo acompanha lares de idosos. Nesses locais, os integrantes recebem alimentos, kits de higiene, fraldas e roupas, além dos mesmos cuidados garantidos aos idosos que participam do grupo no espaço interno das igrejas.

Neste ano, em apenas uma semana, no evento “Semana do Intercessor – Levando vida aos lares de idosos”, cerca de 18 mil idosos foram beneficiados.

Os serviços oferecidos, tais como palestras educativas, aulas de culinária, cursos profissionalizantes, entre outras ações desenvolvidas, são gratuitos. Assim como os cursos de informática e costura, aulas práticas de violão, caratê, etc. “Não nos limitamos apenas ao apoio espiritual, embora essa seja a principal ferramenta no combate às feridas trazidas pelos anos, mas o grupo desempenha o papel de identificar quais formas servirão individualmente. São oferecidos apoio, orientações jurídicas, psicológicas, encaminhamento a atividades que possam ocupar e beneficiar o idoso. Ações sociais, passeios, serviços de beleza, esportivo entre outros, são realizados’’, afirma o Bispo.

O trabalho é feito com muito carinho pelos voluntários. “A necessidade e o desejo de ganhar almas para o Senhor Jesus” foram o que despertou no voluntário Anacleto de Freitas, de 64 anos, a vontade de fazer parte do grupo. Dentre as atividades que ele realiza, ele destaca o recrutamento dos membros, as visitas, além dos trabalhos nas casas de repouso e a assistência espiritual. “Acompanho as atividades desde o início, quando convidamos as pessoas para oração antes das reuniões. É muito prazeroso cuidar dessas almas”, explica.

Calendário 2019
Em junho, o grupo dedica-se à campanha “Fique Atento aos Sinais 2019 – Uma ação em combate a violência’, que consiste em chamar a atenção para o combate à violência sofrida pelo idoso. Materiais informativos, folhetos, cartazes e mídia digitais com informações de alerta sobre o assunto serão distribuídos em ações realizadas em pontos turísticos, metrô, parques, praças, etc.

Outros eventos já estão programados, como o “Miss Melhor Idade – Admire sua beleza”, realizado em todo o País para evidenciar a autoestima das participantes e o “Calebe Bem-Estar – Uma pausa para a saúde”, com um dia inteiro de orientações e cuidados com o corpo.

Quer saber mais sobre o grupo? Acesse o site www.igrejauniversal.pt/grupo-calebe-universal/ e acompanhe mais sobre o trabalho realizado no Brasil e no mundo.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Fotos: Cedidas