Inspire com suas atitudes

Quem tem o Espírito Santo se comportar de maneira coerente com a vontade dEle, o que influencia muito mais pessoas do que somente palavras ou imposições

Imagem de capa - Inspire com suas atitudes

Influencer é uma palavra muito conhecida pelos usuários das mídias sociais. Como indica o termo em inglês, é aquela pessoa que influencia outras de alguma forma. Um influenciador digital tem fãs que acompanham sua vida e imitam seus costumes, desde as roupas que usa, os exercícios que pratica, os lugares que frequenta, o que lê, como fala e por aí vai.

Essa imitação pode ser para o bem ou para o mal, pois nem sempre o modo de vida ou os produtos que um influencer usa são exatamente um retrato da verdade. Muitos desses novos formadores de opinião são pagos para expor e “analisar” certos produtos. Porém, há um modo de influenciar as pessoas muito mais importante do que indicar um sapato da moda ou criar uma gíria que “pega”. É influenciar para a Vida.

Se para aqueles youtubers ou blogueiros falar ou escrever bem já está de bom tamanho, para alguém que quer ser referência da Vida que vem de Deus é imprescindível ter algo mais: o Espírito Santo. E desenvolver um relacionamento íntimo com Ele é a melhor forma de tocar as pessoas. Com Ele, você inspira pelo seu caráter, seu modo de viver, suas atitudes. E age coerente com a vontade do Altíssimo.

Pedro e Paulo
A Bíblia é repleta de grandes influenciadores espirituais. Um deles, sem dúvida, é o apóstolo Pedro. O Senhor Jesus o escolheu como pedra bruta, um pescador que falava e agia precipitadamente, embora muitas vezes bem-intencionado. Após o Espírito Santo descer sobre ele, Pedro realizou um discurso que fez milhares de pessoas prestarem atenção à importância da Salvação por meio do Senhor Jesus.

Naquele dia, 3 mil foram convertidos e batizados, como descreve o trecho bíblico de Atos 2. Quem antes prestaria atenção a Pedro? Por que dariam ouvidos àquele homem esquentado e sem modos?

Há outro que não pode deixar de ser citado. A partir de Atos 9 está a história de um perseguidor romano dos cristãos, então chamado Saulo. Ele era uma autoridade que caçava e matava seguidores do Senhor Jesus, mas o próprio Messias o encontrou, transformou-o, mudou seu nome para Paulo.

Depois disso, Paulo se tornou o maior propagador e defensor da Salvação por muitas nações. Era ouvido por autoridades e igrejas de muitas cidades – que igreja daria ouvidos àquele que foi inquisidor romano que mandava matar cristãos? Não viam o apóstolo somente, mas o Espírito de Deus nele, com autoridade e propriedade, e eram influenciados.

Assim como naqueles tempos, atualmente muitos têm se transformados pelo poder do Espírito Santo, homens e mulheres influenciando pessoas a terem suas vidas transformadas.

Viver como Deus quer
O Bispo Júlio Freitas explica que aqueles que são revestidos pelo Espírito Santo devem ter essa coerência. “É preciso pensar, falar e viver como Deus quer, para que outras vidas sejam libertas, transformadas e salvas. Não basta conhecer, é necessário praticar, e somente os batizados com o Espírito Santo têm esse poder, força, disposição, coragem. Pois, quando se vive o que está escrito,
pode-se profetizar e ver acontecer na vida dos ouvintes”, recomenda em texto do Bispo Júlio postado no blog do Bispo Macedo.

Como viam em Pedro e Paulo, segundo o Bispo Júlio. “Que todos possam ver, perceber e reconhecer que você já não é mais a mesma pessoa de antes. Repare que Deus quer que os outros vejam essa nova pessoa, transformada, à imagem e semelhança do Deus Vivo. Todos devem ver e reconhecer o seu caráter, personalidade e vida como exemplo irrepreensível.”

Entrega total no Altar
Essa transformação da qual o Bispo Júlio fala é visível no corretor de imóveis Agno Moraes, 34 anos, de São Paulo. “Em 2003 minha realidade era: espíritos malignos em mim, sérios problemas sentimentais, pensamentos de morte, um fortíssimo complexo de inferioridade, sentimento de não ser querido por ninguém, ideia de que nada dava certo. Foi assim que cheguei à Universal.”

Lá dentro, veio o desejo de mudança segundo os exemplos que via. “Vi gente que teve problemas piores que os meus superá-los. Aprendi que era por uma entrega verdadeira e total a Deus e por ter o Espírito Santo.”

Agno pôs tudo no Altar. “Decidi entregar tudo a Deus. Começar do zero com Ele. Me entreguei 100%, abandonei tudo de antes, amizades superficiais, maus costumes e me empenhei na busca pelo Espírito de Deus. Três meses depois eu O recebi. ”

De inspirado, Agno virou inspirador. Hoje ele é obreiro voluntário e responsável pelos obreiros de sua igreja, com a esposa, Lúcia. “Ouço comentários sobre meu comportamento até de clientes meus. Quem tem o Espírito Santo e se comporta como tal vira uma referência para os outros.”

Sim, também pode haver bons influencers espirituais na internet, segundo o corretor. “Se posto um comentário no perfil do IntelliMen, por exemplo, tenho que mostrar o que é um homem de Deus. Quando eu via homens de Deus antes, queria ser como eles. Mais do que palavras, temos que mostrar o Espírito Santo no nosso caráter, na humildade, na boa índole; não dar motivos para que nos critiquem, mas que se espelhem em nós, porque assim se espelham é nEle.”

Troca de espírito
Após uma tragédia, foram amigos assim que despertaram a atenção de Adriane Santos, (foto abaixo) 24 anos, de Torres, Rio Grande do Sul. “Quando atingi a maioridade, tinha uma vida destruída. Além das relações frustradas, cheguei a ser traficante e usuária de drogas. Vivia no mundo, com tudo de ruim. Eu estava em um relacionamento com um rapaz, também do mundo do crime. Em certa ocasião ele foi assaltado, ferido e ficou em coma por três dias, até falecer. Aquilo mexeu demais comigo, pensei até em suicídio.”

Em plena tragédia surgiram as atitudes que despertaram a alma da jovem. “Enquanto meu noivo ainda estava no hospital, aconteceu algo que mexeu muito comigo. Ao saberem de minha situação, o pessoal da Igreja Universal da minha mãe (Catedral de Porto Alegre) fez uma forte corrente de oração por mim. Eu até ia a reuniões com elas antes, mas ia por ir.”

Mesmo com o noivo falecendo, Adriane continuou tendo aquele apoio. “Aquilo me impactou. Aquelas pessoas nem me conheciam e, mesmo assim, recebia delas um carinho tão grande, uma união por minha causa. Era tudo aquilo que eu procurei tanto no mundo e nunca achei. Onde eu menos esperava, viram minha dor e me acolheram. Não era só o que falavam, mas aquele modo de agir me atraiu.”

Uma pessoa em especial esteve ao lado de Adriane neste momento difícil. “Havia uma obreira que sorria sempre para mim. E, embora eu tenha chegado vestindo roupas apertadas, ela nunca julgava, nunca me dizia que eu estava errada. Me recebeu como eu estava.”

Então a jovem fez sua escolha. “Eu quis aquela alegria também, e entendi que era fruto do Espírito Santo que habitava aquela obreira.

Nunca havia ouvido falar nEle em outro lugar. Quando chegou o Jejum de Daniel, eu segui o propósito, me afastei de tudo que me distraísse e não fosse espiritual, e recebi o Espírito de Deus.”

O resultado foi imediato. “Aquela Adriane triste, vazia, viciada, depressiva, magoada, fechada, agora é alguém que tem paz, alegria, também sorri o tempo todo, é amiga das pessoas. Agora veem em mim o que eu vi naquela obreira.”

Os frutos não pararam por aí. “Até minha família foi impactada com minha mudança e também a quis. Hoje estamos todos na Universal, não só minha mãe, como antes. Meus familiares abriram uma empresa que veio da nossa fé. Eu me casei com um homem de Deus e fico surpresa, até hoje, com o modo como as coisas passaram a acontecer positivamente depois que o Espírito Santo entrou na minha vida.”

“Quis ser como ele”
A mesma alegria que despertou Adriane foi vista em um pastor por outro jovem, João Matheus Ferreira, (foto abaixo) 23 anos, de Jundiaí, São Paulo.

“Na adolescência eu ia à Universal só por ir. Mas cedi aos apelos do mundo. Eu trabalhava, mas tinha uma existência paralela, com vícios de todo tipo: álcool, drogas e prostituição. E, para sustentar tudo isso, ingressei no crime. Praticava assaltos com uma gangue, inclusive a agiotas e a carros fortes.”

Entretanto João fez o curso para bombeiro socorrista. “Eu desejava ajudar as pessoas de alguma forma. Não sei se era para ‘compensar’ o que fazia escondido, mas eu gostava muito. Fui trabalhar com o Corpo de Bombeiros. Nesse meio tempo, me casei.”

Porém, a máscara caiu. “Descobriram que eu era viciado e criminoso, perdi meu trabalho. Não havia como eles confiarem uma função tão importante a alguém que fazia aquelas coisas. Minha esposa me deixou. Voltei para a casa dos meus pais, mas nem eles me queriam.”

Piorou. João foi preso por porte ilegal de arma. “Na prisão, pude enxergar a verdadeira cara do mal. Quando entrei, senti muito forte como se o diabo me aplaudisse: ‘Bem-vindo! Já estava passando da hora de você chegar aqui’.”

Só ai a ficha caiu. “Só então percebi que o mal me dava corda e eu ia fazendo minha própria forca, e ele começou a puxá-la. Não tinha perdido só meu trabalho tão querido, a confiança de minha família, meu casamento. Perdia tudo, até eu mesmo. Tentei até me matar.”

Como era réu primário, João foi solto sob fiança. “Voltei para a casa de meus pais. Minha mãe me chamava para ir à Universal fazia um tempo, mas eu não dava ouvidos. Ao me ver no fundo do poço, decidi ir.”

A lembrança é vívida. “A Igreja estava cheia, mas parecia que só estávamos lá o pastor e eu, que a reunião era totalmente para mim. Ele contava que fez coisas muito piores do que fiz. Fiquei boquiaberto, pois ali estava um homem feliz, com um sorriso verdadeiro. Vi que ele tinha paz, era bem casado, querido. E pregando a Palavra de Deus, ajudando muita gente. Decidi que queria ser daquele jeito. Se ele conseguiu, eu também podia.”

O jovem descobriu de onde vinha aquele comportamento. “Conforme ia aprendendo, soube que o pastor tinha o Espírito Santo em sua vida. Vi não só no que ele falava, mas em sua própria vida a transformação. Também quis tê-Lo em mim.”

“Fui batizado nas águas e no Espírito e, em pouco tempo, me vi realmente renascido. Hoje trabalho, minha família está orgulhosa de mim. Participo da Força Jovem Universal (FJU) e posso ajudar quem já teve os mesmos problemas que eu. Um rapaz de quem eu cuido me disse: ‘João, você era como eu, mas agora é diferente. Quero ser também’. Faço questão que ele descubra que sou assim pelo Espírito de Deus.”

A vida de João foi mudada após ele colocar Deus em primeiro lugar. “Agora sei o que é paz, gozo, felicidade, respeito, mansidão, sabedoria, porque o Espírito Santo me deu. Se antes eu trabalhava só para salvar vidas físicas, hoje sou usado para levar pessoas à Vida, que é o Senhor Jesus.”

Como inspirar
Essas pessoas são exemplos de como usar a sabedoria dada pelo Espírito Santo para que O vejam nelas, como também advertiu o Bispo Edir Macedo no programa “Palavra Amiga”. “Não devemos, nem conseguimos, impor a nossa fé a ninguém. Nem o Próprio Deus nos impõe nada. Mas podemos e precisamos inspirar as pessoas a terem a mesma fé.”

Para o Bispo, “a influência eficaz não grita, não bate de frente. Não critica o que é contrário, mas mostra os benefícios de se estar do lado que está”, como foi visto na história da gaúcha Adriane, que se sentiu acolhida e não julgada.

Assim como Agno citou o caráter, o Bispo reforça. “O Senhor Jesus não obrigou ninguém a nada, mas foi e é o maior influenciador do universo, por ser um exemplo, um referencial a ser seguido. Se você se tornar essa referência, multidões passarão a segui-lo, a ter a mesma fé e o mesmo Deus que você tem. Esse é o comportamento de um verdadeiro e eficiente ganhador de almas”, finaliza.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel / Fotos: Gettyimage, Marcelo Alves e Cedidas