Conheça a exposição “Jerusalém – A Cidade da Fé”

A cerimônia de inauguração foi conduzida pelo Bispo Edir Macedo e pelo cônsul-geral de Israel, Dori Goren

Imagem de capa - Conheça a exposição “Jerusalém – A Cidade da Fé”

Uma parceria entre o Templo de Salomão e o Consulado-Geral de Israel em São Paulo exibe a exposição fotográfica “Jerusalém – A Cidade da Fé”. A cerimônia de inauguração ocorreu no dia 4 de junho no Memorial do Jardim Bíblico.

“O Templo de Salomão é um pedaço de Jerusalém, aqui no Brasil. E há também o Centro Cultural de Jerusalém, no Rio de Janeiro. E onde a Universal está, sabemos que há amigos que lutam por Israel. Vocês são nossos embaixadores no Brasil e no mundo. Essa exposição mostra Jerusalém, a cidade da fé”, anunciou o cônsul-geral, Dori Goren, na abertura do evento. Em seguida, ele leu o Salmo 122, que traz uma promessa de bênção para aqueles que oram por Israel.

Complementando as palavras da autoridade israelense, o Bispo Edir Macedo (foto abaixo) enfatizou: “É extremamente importante receber Israel aqui.

É bom que se espalhe o que um judeu falou para mim em certa ocasião. Quando ele era pequeno, o avô dele disse: ‘Meu filho, só existem dois tipos de pessoas que você vai enfrentar neste mundo: aqueles que amam Israel e aqueles que odeiam’. E este Salmo 122 garante uma vida próspera e abençoada para aqueles que amam Israel”.

A parceria aconteceu por meio do Bispo Eduardo Bravo, responsável pelas Relações Institucionais da Universal. Para ele, a Terra Santa tem um valor especial, sobretudo pelo contexto bíblico. “Receber esta exposição aqui no Templo de Salomão é muito importante, pois reforça os laços entre a fé que pregamos e a capital eterna de Israel.”

Jerusalém além do comum
A coordenação da mostra é de responsabilidade da consulesa de Israel, Cecília Goren, e a curadoria, de Camila Gomes e Bety Jardinovsky, do Consulado-Geral de Israel em São Paulo. As fotos são do brasileiro Agê Barros, do israelense Noam Chen e do projeto FotograFé.

“Nós quisemos pegar elementos de religião da cidade. Mas também mostrar os cantos de Jerusalém que não são tão conhecidos. Tem fotos de bairros judaicos, foto do bonde elétrico, por exemplo, na parte nova de Jerusalém. Tem uma foto bem colorida do mercado árabe (‘Arab Souk’). É uma cidade muito plural”, destacou Camila.

Dois povos
Para Bety, a mostra também traz o estreitamento entre brasileiros e israelenses. “A inauguração desta exposição marca uma nova etapa no relacionamento entre o Consulado de Israel e o Templo de Salomão. Esse laço de amizade é muito importante. E, por isso, eu desejo que essa exposição seja um sucesso.”

A mostra pode ser conferida até 30 de junho, no Memorial do Jardim Bíblico. As visitas acontecem de segunda-feira a domingo, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

 

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Fotos: Daniel Bravo