Cuidado: Não apague o Espírito Santo

Talvez isso já esteja perto de acontecer. Saiba como impedir

Imagem de capa - Cuidado: Não apague o Espírito Santo

Quando criança, você deve ter recebido algo muito valioso de seus pais com a seguinte ordem: não perca!

Quando lemos a carta que o apóstolo Paulo escreveu à Igreja de Tessalônica, vemos esse tipo de alerta sobre não perder o que há de mais precioso:

“Não extingais o Espírito.” I Tessalonicenses 5.19

A presença do Espírito Santo é como uma chama. Não à toa, Paulo usa a palavra “extinguir” que é o mesmo que fazer parar de queimar, de brilhar.

Mas como é possível apagar o Espírito?

Ouvir: obedecer e sacrificar

Imagine que você foi enviado para auxiliar alguém em tudo o que ela precisasse. Porém, esta pessoa não lhe ouve. Constantemente você é ignorado por ela. Você diz “vá por ali” e ela faz o contrário. E o pior, depois sempre sai perdendo.

Com o passar do tempo, você vai achar melhor não falar mais nada. É o normal: se eu não sou ouvida, então por que vou falar? Aliás, você vai preferir não estar mais com essa pessoa.

O mesmo acontece com o Espírito Santo: Ele é dado para guiar a pessoa à toda Verdade (João 16.13). Ele é a condição para que a vontade de Deus seja feita. Por isso, espera que a Sua orientação seja obedecida, afinal, Ele quer que vivamos bem aqui na Terra e no porvir, que passemos a eternidade no Céu.

Por essa razão, é possível ler inúmeras vezes no Novo Testamento “quem tem ouvidos para ouvir, ouça, o que o Espírito diz”. Porém, Ele orienta, mas não anula a pessoa. A vontade dela continua a existir. Contudo, Ele espera que obedecendo a Sua Palavra, ela sacrifique a sua própria vontade para fazer a vontade de Deus.

Quando não há este sacrifício e obediência, a voz dEle está sendo ignorada. Afinal, se Ele falou algo e a pessoa não se dispôs a praticar, ainda que para isso tivesse que sacrificar o seu querer, na verdade, ela não deu ouvidos ao que Ele disse. E à medida que a voz dEle é ignorada, ou seja – a pessoa não O obedece -, Ele vai se apagando do interior dela.

O Bispo Edir Macedo em suas anotações de fé explica que para manter a fé e a Salvação é fundamental a presença do Espírito Santo. Mas, por apresentarem atitudes e comportamentos contrários à Natureza Divina, o fogo Santo vai diminuindo aos poucos, e se não há uma mudança, ele se apagará por completo.

O Bispo lembra que dentro do Tabernáculo existia o Santo Lugar. Nele havia um candelabro que os sacerdotes deviam manter sempre aceso, visto que era a única fonte de luz e calor do ambiente.

“Assim é o Espírito Santo, pois Ele desce sobre a vida daquele que se entregou ao Senhor Jesus, a fim de iluminá-lo, purificá-lo e fortalecê-lo. Se a Sua presença faltar, também faltará a luz do entendimento da vontade de Deus”, ensina.

Não apague!

“É por isso que temos que cuidar para que o Espírito Santo jamais se extinga de dentro de nós. Mas, para que isso não aconteça, é necessário haver uma vida de sacrifício constante na presença do Altíssimo, o que significa abrir mão das próprias vontades e jamais ceder aos apelos da carne”, orienta o Bispo.

Por isso, zele constantemente por sua vida espiritual. Quando ouvir a voz do Espírito Santo, não endureça o coração. Obedeça-O.

Escola da Fé Inteligente

Todas as quartas-feiras acontece a reunião da Escola da Fé Inteligente. Nesse encontro, você vai aprender mais sobre a Palavra de Deus e como manter a chama da Sua presença sempre acessa. Participe, no Templo de Salomão, às 10h, 15h ou 20h. Ou em uma Universal mais próxima de sua casa.

 

 

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Getty Images