Você sabia que existe o Dia Mundial do Doador de Sangue?

A data foi instituída para homenagear doadores e conscientizar sobre o ato

Imagem de capa - Você sabia que existe o Dia Mundial do Doador de Sangue?

O dia 14 de junho foi eleito como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo da data é homenagear os que doam e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, responsável pela salvação de milhares de vida.

A data foi criada em 2014 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, um imunologista austríaco que descobriu as diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

De acordo com o Ministério da Saúde, 1,6% da população brasileira doa sangue. O número está dentro dos parâmetros da OMS, que diz que pelo menos 1% da população deve ser doadora. Ainda assim, o Governo insiste em campanhas para estimular o ato que salva milhares de vidas.

Engajamento Universal

Os integrantes dos projetos da Universal também colaboram para que este percentual sempre aumente. Só em 2019, o grupo da Evangelização (EVG) no Brasil contou com mais de 4 mil voluntários presentes em ações de doação de sangue.

Em outros países, essa atitude de solidariedade também é estimulada, como aconteceu no Líbano e na Romênia. Além da Evangelização, a Força Jovem Universal também se mobiliza em ações do tipo.

Quer ajudar também? Veja o que é necessário para ser um doador de sangue, segundo o Ministério da Saúde:

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal)
  • Pesar no mínimo 50 kg
  • Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas
  • Apresentar documento de identificação com foto

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Cedidas