Ensinar a fé transformadora aos jovens que cumprem medidas socioeducativas

Reuniões do grupo Universal Socioeducativo mostram que o trabalho feito ainda dentro das unidades alcança os resultados esperados


Por Michele Roza / Fotos: Cedidas

Ensinar a fé transformadora e resgatar jovens que cumprem medidas socioeducativas. Com esse objetivo, o grupo Universal Socioeducativo (USE) realiza um trabalho junto a unidades que atendem esses menores. Além disso, estende as ações fora das unidades. Há cerca de 1 ano, aos domingos, o grupo faz uma reunião com ex-internos e familiares.

O encontro acontece, simultaneamente, em toda a Universal no Brasil, onde há o trabalho do USE. No dia 2 de junho último, o Pastor Ulisses Gomes, coordenador nacional do grupo, reuniu 70 ex-internos e cerca de 50 familiares nas dependências do Templo de Salomão, em São Paulo.

“O objetivo é mostrar para quem um dia já cumpriu medida socioeducativa que existe uma vida melhor do que aquela que vivenciaram. Muitos desses jovens saem das unidades e enveredam novamente pelo mundo do crime. Mostramos a eles que o caminho a seguir é o da honestidade e de uma nova história a ser escrita fora das grades”, afirmou o Pastor.

Transformação de vida

A saber, durante o encontro, o Pastor Ulisses falou também a respeito da autoridade que Deus deu ao homem. “Ele não fez o homem para estar detido. Mas, as suas escolhas podem levar a essa prisão física e, consequentemente, à prisão espiritual, que é eterna. Por isso, se antes o jovem era a semente do mal, quando conhece a Deus passa a ser a semente do bem”, explicou.

Foi o que aconteceu ao jovem Cesar Furtado de Oliveira (foto ao lado), de 21 anos. Aos 13 anos, ele foi apreendido pela primeira vez. Cumpriu aproximadamente 3 anos e 8 meses de medida socioeducativa. Ademais, entre os seus delitos estavam roubos e assalto a residência, tráfico de drogas e desacato a autoridade.

Há 2 anos, Cesar é voluntário do grupo Universal Socioeducativo e relata como o trabalho transformou a sua vida.

“Nesse meio tempo, eu já tinha fugido e até organizei rebeliões. Mas, na minha última passagem pela unidade, quando fiquei por volta de 1 ano e 11 meses, um obreiro lutou pela minha alma. Ele ajudou a despertar a minha fé. Comecei a ler mais, inclusive os livros do Bispo Macedo, e decidi mudar. Fui batizado nas águas dentro da unidade. Em seis meses ganhei a liberdade. Eu estava com 19 anos. Desde então, sou um homem feliz, tenho paz. Hoje, eu entro nas unidades para fazer o mesmo trabalho que me salvou e ajudar outros jovens a conhecer o Reino de Deus”, contou.

Eficácia nos resultados 

Para o Pastor Ulisses, os encontros comprovam que o trabalho feito por pastores e voluntários, ainda dentro das unidades, é eficaz e alcança os resultados esperados. “Reunir essas pessoas tem uma importância muito grande, pois, é o fruto do trabalho sendo colhido. Enfrentamos muitas batalhas para chegar até esses jovens dentro das unidades socioeducativas. Então, quando nos procuram é um sinal de que o trabalho do grupo está sendo bem realizado e Deus tem sido o nosso tutor”, disse.

O grupo Universal Socioeducativo (USE)

O Universal Socioeducativo tem 8.340 voluntários em todo o Brasil que oferecem apoio social, psicológico e jurídico. Além de cursos, palestras, atividades culturais e esportivas. Em 2018, o grupo atendeu 213.804 jovens internos em todos os Estados brasileiros.

Veja outras ações do grupo acessando e curtindo a página oficial do grupo na rede social. Seja um voluntário do grupo e leve a Palavra para quem tanto precisa. Encontre o endereço de uma Universal mais próxima de sua casa.

 

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ensinar a fé transformadora aos jovens que cumprem medidas socioeducativas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games