Idosos do Amazonas recebem acompanhamento gratuito de nutricionista

Pesquisa aponta que 60,9% sofrem com hipertensão nessa faixa etária

Imagem de capa - Idosos do Amazonas recebem acompanhamento gratuito de nutricionista

No Amazonas, idosos estão sendo acompanhados por nutricionistas para aprender a cuidar da alimentação. A iniciativa é do programa social Calebe, que cede o espaço e oferece voluntariamente o serviço  para pessoas dessa faixa etária, na Central do grupo em Manaus, localizada no bairro de São Geraldo.

Os atendimentos acontecem quinzenalmente para os novos pacientes, e os retornos acontecem após três meses desde a primeira orientação.

Dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2018) apontam que a terceira idade é a mais afetada pela hipertensão, 60,9% dessa população afirma ter o diagnóstico, doença que exige rigoroso controle alimentar em seu tratamento.

Há cerca de um ano e meio prestando o serviço voluntariamente, a nutricionista Emilly de Oliveira da Silva conta que a maioria dos casos atendidos apresentam doenças como pressão alta, diabetes, dislipidemia e obesidade.

Para a voluntária, a maioria dos idosos não têm condição financeira de pagar pelos serviços particulares de uma nutricionista. “Como a saúde pública está um caos, conseguir atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), demanda muito tempo de espera”.

As orientações têm como base os resultados da avaliação física e anamnese – conjunto das informações recolhidas pelo médico a respeito do paciente e de sua doença.Além disso, o trabalho também é realizado de forma preventiva com idosos que não possuem nenhuma patologia. “Eles são ensinados a como ter uma alimentação saudável e a cuidar do peso, para garantir o envelhecimento com qualidade de vida” explica a nutricionista.

Os interessados em receber atendimento podem se informar na central do Calebe, localizada na avenida Constantino Nery, 1515.

 

imagem do author
Colaborador

Unicom