Problemas de locomoção e memória colocam pessoas da terceira idade em risco

Palestras ensinam filhos e netos a ajudar nos cuidados dos idosos da família. Em maio, 60 mil assistiram às aulas em todo o Brasil.


Por Unicom

O programa social Calebe promoveu no mês de maio, a campanha “Mãe Calebe – Faz bem todo dia”. O objetivo da ação foi oferecer às mulheres da terceira idade, gratuitamente, palestras e serviços na área da saúde, beleza e lazer, durante todo o mês em que se comemora o Dia das Mães. Cerca de 60 mil pessoas foram beneficiadas.

Profissionais como neurologistas, psicólogos, nutricionistas e geriátricas, ministraram as palestras com o intuito de ensinar as mulheres idosas a detectarem problemas de saúde que surgem nessa fase da vida.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida é de 80 anos para mulheres e de 73 anos para homens. No Brasil, cerca de 56% dos idosos são mulheres.

Segundo o neurocientista Igor Duarte existe um segredo para obter saúde na terceira idade. “Envelhecer não é doença, o segredo está na prevenção. Por isso, as mulheres acabam vivendo mais que os homens, pois vão ao médico frequentemente, o que faz que muitas doenças sejam evitadas”, explicou Igor.

Ele ainda ressaltou sobre a importância dos filhos e netos terem um olhar mais atento ao idoso da família. “Eles precisam de supervisão. Com a idade avançada, problemas de locomoção e de memória costumam aparecer, e isso pode colocar a integridade física deles em risco”, concluiu o neurocientista.

Filhos, cônjuges e familiares das “mães Calebe” também foram convidados a participar dos 3.171 eventos promovidos em todo o Brasil. Eles puderam se beneficiar dos serviços oferecidos, como aferição de pressão, teste de glicemia, massoterapia, exame oftalmológico entre outros.

O Calebe tem como objetivo proporcionar mais qualidade de vida à terceira idade, por intermédio de interação social, cursos, passeios e atividades físicas. Só em 2018, cerca de 1,8 milhões de idosos foram beneficiados no país.

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Problemas de locomoção e memória colocam pessoas da terceira idade em risco

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games