Grupo “Mulheres em Ação” realiza trabalho de conscientização sobre o câncer

Voluntárias percorreram comunidades de Lusaka, capital da Zâmbia. Saiba Mais


Por Sabrina Marques / Fotos: Cedidas

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,6 milhões de pessoas em todo o mundo foram vítimas fatais do câncer em 2018.

Aproximadamente 70% das mortes por câncer ocorrem em países de baixa e média renda. A apresentação tardia, o diagnóstico e tratamento inacessíveis são comuns. Em 2017, apenas 26% dos países de baixa renda relataram ter serviços de patologia disponíveis no setor público.

Os tipos de câncer mais comuns são: 

– Pulmão (2,09 milhões de casos)

– Mama (2,09 milhões de casos)

– Colorretal (1,8 milhão de casos)

– Próstata (1,28 milhão de casos)

– Pele não-melanoma (1,04 milhão de casos)

 – Estômago (1,03 milhão de casos)

Entre 30% e 50% dos cânceres podem ser prevenidos. O câncer pode ser reduzido e controlado por meio da prevenção. A descoberta precoce e o tratamento de pacientes com a doença têm grandes chances de cura.

Trabalho de conscientização

Pensando em ajudar os moradores das comunidades de Lusaka, capital da Zâmbia, o grupo “Mulheres em Ação” (grupo formado por esposas de pastores da Universal local), desde janeiro passado, começou um trabalho de conscientização sobre o câncer.

O trabalho tem como objetivo levar homens, mulheres e crianças a terem conhecimento das doenças e também como preveni-las. Além das voluntárias, a ideia se estendeu ao Diretor Geral do Hospital do Câncer, o único especializado no país, bem como à junta médica da instituição.

Os primeiros a receberem o trabalho, foram os moradores da comunidade de Missisi Compound. Lá, cerca de 250 pessoas tiveram acesso a exames de mama gratuitos, além de assistência e esclarecimento sobre câncer infantil e de próstata, realizados por profissionais da saúde no ramo da oncologia.

No dia do Câncer Infantil (15 de fevereiro), o grupo visitou uma escola e um orfanato na cidade para, também, levar essa conscientização aos pais, professores e às crianças.

A ação mais recente aconteceu no dia 18 de maio último, quando o grupo ‘Mulheres em Ação”, acompanhado de enfermeiros do Hospital do Câncer – e com o apoio do Ministério da Saúde – esteve presente na comunidade de Chawama, uma das mais populosas do país, a fim de alcançar àqueles que não têm condições e acesso aos médicos e hospitais.

Além de levarem informações para se ter os cuidados devidos, também foi oferecido exame gratuito de mama para todas as mulheres. A comunidade também recebeu apoio espiritual dado pelos pastores e obreiros que estão sempre de plantão com o grupo.

Grupo de mulheres de fé

Desde sua fundação, em 2009, na África do Sul, idealizado por Márcia Pires (esposa do Bispo Marcelo Pires), o “Mulheres em Ação” tem realizado vários projetos. Só para exemplificar, alguns deles promovem a conscientização sobre abusos à mulher e à criança, e sobre o aumento da incidência do câncer na população.

A Universal está presente na Zâmbia desde 1995. Atualmente conta com 5 templos em todo o país e aproximadamente 1.500 membros. O “Mulheres em Ação” é um dos seis grupos registrados no Controle Mundial de Câncer (UICC). Por conseguinte, a Universal aparece no mapa mundial da organização como membro ativo no combate ao câncer.

Quer saber mais sobre o trabalho da Universal pelo mundo? Acesse a página oficial no Facebook.

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Grupo “Mulheres em Ação” realiza trabalho de conscientização sobre o câncer

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games