Bispo Edir Macedo, líder da Universal, é dono de produção de mel e de time de futebol? Saiba a verdade

Saiba como foram idealizados os dois projetos que ajudam milhares de pessoas no sertão

Imagem de capa - Bispo Edir Macedo, líder da Universal, é dono de produção de mel e de time de futebol? Saiba a verdade

É difícil desvincular a imagem da seca e da miséria do Nordeste brasileiro. Mas no município de Irecê, no estado da Bahia, esse milagre já começou a acontecer. Graças ao Projeto Nova Canaã, a cidadania, educação, esporte e oportunidades chegaram há milhares de moradores da pequena cidade.

Idealizado pelo Bispo Edir Macedo nos anos 2000, o local oferece ensino da educação infantil ao ensino médio, atendimento social, visitas domiciliares e atividades extracurriculares, como esportes, artesanato, culinária, cursos, etc. Mais de 600 crianças, com idades entre 4 e 18 anos, são beneficiadas, bem como suas famílias. Indiretamente o projeto alcança cerca de 4 mil pessoas.

Para se manter e poder continuar oferecendo benefícios à população, o Projeto Nova Canaã iniciou há cerca de dois anos a sua própria produção de mel. Ele é produzido, colhido e envazado dentro do local.

“Por conta da seca, pouco se produz no sertão. Entretanto, a apicultura não necessita de muita água para se desenvolver e tem um papel importante para a natureza. Além disso, produz um alimento riquíssimo para nosso organismo”, diz Leonardo de Souza dos Santos, atual responsável pelo Projeto.

Conheça mais detalhes sobre a produção do mel:

Assista no vídeo abaixo o momento em que o Bispo Macedo fala sobre o mel:

Time de futebol Canaã Esporte Clube

Um outro meio de ajudar a realizar os sonhos da comunidade e na manutenção do projeto, foi a criação do Canaã Esporte Clube. O time de futebol é federado e formado pelas categorias Sub-10, Sub-13, Sub15, Sub-17 e Sub-20.

“Sempre tivemos o esporte como atividade de lazer, mas decidimos profissionalizar para dar oportunidade às crianças daqui e espalhadas pelo País a alcançarem o sonho de ser um jogador de futebol”, diz Leonardo, que também é diretor do clube.

Ele reforça que todo gasto com esporte é mantido pela instituição e que o projeto não visa gerar lucro. “Todo recurso é aplicado no Projeto Nova Canaã. Por sermos uma OSC (Organização da Sociedade Civil), todo valor obtido através de vendas, doações, subvenções ou qualquer outro recurso é aplicado inteiramente na manutenção mensal das ações sociais”.

Mentiras

Recentemente, veículos da mídia espalharam notícias falsas sobre esses dois projetos. O jornal “O Globo” e o portal UOL acusaram o Bispo Macedo de ter interesses comerciais no time e no mel.

O objetivo das matérias era alegar que a Universal se apropriava de recursos e riquezas provenientes de ações sociais. Isso só reforça o preconceito que, há tempos, a imprensa alimenta contra a igreja.

Leia mais: Em nova campanha mentirosa, mídia inventa que o Bispo Macedo é dono de time de futebol e de marca de mel

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Reprodução - Demétrio Koch