Prazer, Menopausa

Saiba como encarar esta fase importante da vida da melhor forma

Imagem de capa - Prazer, Menopausa

A menopausa é uma fase que toda mulher precisará enfrentar.
Trata-se de um período da vida em que ocorre a diminuição da produção de estrogênio e progesterona, hormônios ovarianos. Ele costuma ocorrer por volta dos 50 anos. Contudo existem mulheres que aos 40 anos aproximadamente já começam a apresentar os sintomas, o que caracteriza menopausa precoce.

Segundo a obstetra e ginecologista Julia Barbi Melim Marques, a menopausa marca o final do ciclo reprodutivo da mulher. “Os ovários vão diminuindo gradativamente suas funções e também sua produção hormonal. Contudo a data de começo da menopausa somente é contada após um ano da última menstruação”, ressalta.

Por causa da variação hormonal, a mulher pode sentir muitos desconfortos que afetam a qualidade de vida e até a realização de suas tarefas do dia a dia. A especialista esclarece que os sintomas mais comuns são calor intenso, secura e desconforto genital, diminuição do desejo sexual, cabelos quebradiços, osteoporose, insônia, alteração do humor, quadros depressivos e de irritabilidade, alterações na memória, maior facilidade de ganho de peso e propensão a infecções urinárias, entre outros.

Climatério
Muitas mulheres confundem menopausa e climatério porque os dois períodos surgem próximos. Porém existem diferenças entre eles.

O climatério é um período de transição entre os anos férteis e a entrada na menopausa. Nele, também há um conjunto de sintomas causados principalmente pelas variações hormonais, que podem ocasionar uma série de flutuações no ciclo menstrual. Nessa fase de transição é comum que as menstruações fiquem mais espaçadas até que parem definitivamente.

O diagnóstico do climatério é feito com base nos sintomas, no exame clínico e em exames de sangue. Mamografia, papanicolaou, ultrassom transvaginal e densitometria óssea são exames complementares e devem ser repetidos com regularidade.

Tratamento

Como a menopausa é um processo natural do organismo, o tratamento é realizado apenas para aliviar seus sintomas.

“Primeiramente, é importante ter bons hábitos, incluindo alimentação equilibrada e prática de atividade física, que além de aliviarem alguns sintomas também previnem doenças”, alerta
a ginecologista.

Ela cita que se houver secura genital, por exemplo, cremes podem ser usados e aborda dois aspectos importantes: “se há calores intensos que afetam a qualidade de vida, dependendo do caso, a terapia de reposição hormonal pode ser prescrita e lembre que qualquer tipo de tratamento deve contar sempre com acompanhamento médico regular”.

Como lidar

  • Adote uma alimentação saudável.
  • Não fume e não ingira bebidas alcoólicas.
  • Encontre tempo para a prática diária de atividade física. Além de ser importante para o bem-estar físico, ela é fundamental para controlar a pressão arterial, prevenir a osteoporose e as doenças cardiovasculares e atenuar as alterações do humor.
  • Não pense que depois da menopausa você esteja dispensada do acompanhamento ginecológico constante. Ele deve ser feito regularmente.
imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Foto: Fotolia