O que fez de Acabe o pior rei de Israel?

Confira as lições que você pode obter com este personagem bíblico mostrado na macrossérie Jezabel, da Record TV

Imagem de capa - O que fez de Acabe o pior rei de Israel?

A trama Jezabel, exibida pela Record TV de segunda a sexta-feira, às 20h45, é baseada nos livros 1 Reis e 2 Reis, da Bíblia. Um dos personagens que têm despertado a atenção do público é o rei Acabe, interpretado pelo ator André Bankoff. Acabe busca o respeito do povo israelita e a admiração dos profetas. Tem como uma das esposas Aisha (Adriana Birolli), que é uma mulher dócil e temente a Deus.

Contudo, por conveniência político-militar com os fenícios e pelo fato de almejar o fortalecimento de seu reinado, Acabe se casa com Jezabel (Lidi Lisboa), uma princesa pagã. Ela é uma sacerdotisa que tem o objetivo de propagar a idolatria maligna entre o povo de Israel. Entre as suas exigências está a construção de um templo de adoração aos deuses pagãos Baal e Aserá.

Por causa disso, Jezabel desperta a ira do profeta Elias (Iano Salomão) e de outros profetas que não aceitam o culto a nenhum outro deus que não seja o Deus de Moisés.

Acabe se deixa levar pelas manipulações, pelo domínio e pela beleza de Jezabel e apoia a idolatria dela, sem pensar no povo nem em Deus. Ele permite, por exemplo, a perseguição e morte de muitos profetas a pedido de Jezabel depois que Elias profetiza que uma terrível seca assolaria Israel caso não cessasse a idolatria aos deuses pagãos.

Tudo acontece como foi profetizado: a seca maltrata a cidade de Samaria com falta de água e de alimentos e o povo reclama na frente do palácio. Então, Acabe e Jezabel respondem ao povo que a culpa da seca é de Elias. Acabe ainda afirma que, após a conclusão da construção do templo pagão, os deuses Baal e Aserá trarão chuva e fertilidade à terra.

Os israelitas se dividem e muitos passam a crer nos falsos deuses. Apesar de exaustos e desnutridos, israelitas e fenícios trabalham na reconstrução do templo. Acabe, então, fica impressionado ao ver que o povo ouve e atende às exigências de Jezabel.

Obadias (Juan Alba), administrador do palácio, tenta abrir os olhos de Acabe lhe dizendo que o que Elias fez foi justamente para mostrar que Deus é o Único Senhor. Porém, o rei, por ter se afastado de sua fé no Deus de Israel, não leva suas palavras em consideração.

Fé indefinida
Acabe reina sob ameaças de povos inimigos de Israel. As guerras e os ataques são constantes. Estrategista, ele busca meios de fortalecer seu reinado, mas, pela falta de um relacionamento forte com Deus, é indefinido em sua fé e, sem a direção do Criador, ele busca segurança para seu reinado estabelecendo alianças, mesmo que seja se unindo a uma mulher que não acreditava no Deus Vivo. Ao fazer isso, ele fica vulnerável aos costumes e crenças de outra nação.

Muitos cristãos, atualmente, também creem em Deus, mas têm a fé indefinida como Acabe. Não depositam a confiança nEle em momentos de dificuldades, ou seja, quando são colocados à prova. São pessoas que têm fé para conquistar até bens materiais, por exemplo, mas não para confiar somente em Deus quando algo não está da forma como querem. Quando surgem os problemas, não creem de fato que Deus está à frente de suas vidas e que prevalecerá a vontade dEle, mesmo que ela contrarie o desejo delas.

Acabe quis provar que era um bom rei, mas, em vez de confiar em Deus – a Quem ele já conhecia –, busca ajuda dos falsos deuses por influência de Jezabel. Muitos, hoje em dia, também acabam se sujeitando a pessoas e situações totalmente contrárias à verdadeira fé porque confiam na força do próprio braço. Até obedecem à Palavra de Deus em alguns momentos, mas, em outros, mesmo sabendo o que deveriam fazer, insistem em desobedecer.

Quem confia em Deus não tem medo, mas a paz e a certeza de que tudo dará certo. Reflita: em quem você tem depositado sua confiança? Será que sua fé está mesmo definida?

Quem foi Acabe na Bíblia?

Acabe, filho do rei de Israel Onri, foi o sétimo rei daquela nação e reinou por 22 anos. Conhecia os mandamentos de Deus, mas não os obedecia. Casou-se com Jezabel sem interferir em suas atrocidades e fez o que era mau perante o Senhor.

“Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor; porque Jezabel, sua mulher, o incitava. E fez grandes abominações, seguindo os ídolos, conforme a tudo o que fizeram os amorreus, os quais o Senhor lançou fora da sua possessão, de diante dos filhos de Israel.” (1 Reis 21. 25-26)

Na Bíblia, ele é citado como o pior rei de todos os que existiram antes dele. “Também Acabe fez um ídolo; de modo que Acabe fez muito mais para irritar ao Senhor Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele.” (1 Reis 16.33)

O profeta Elias alertou-o sobre seus pecados, porém, ele o chamou de perturbador de Israel. “E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel? Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor, e seguistes a Baalim.”(1 Reis 18. 17-18).

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Fotos: Edu Moraes