Cuidado ao comprar pela internet

Confira dicas e orientações para não cair em armadilhas virtuais

Imagem de capa - Cuidado ao comprar pela internet

Comprar pela internet é muito cômodo. Você não precisa sair de casa e ir de loja em loja pesquisando o preço daquilo que está precisando. É possível encontrar todo tipo de serviço e produto, desde alimentos, acessórios dos mais variados, artigos esportivos e até carros de luxo. Bastam alguns cliques e a compra pode ser feita pelo computador ou até pelo celular, que, aliás, já abrange 48% das vendas do varejo on-line no Brasil.

Mas nem tudo é perfeito nesse mercado. Com o aumento das vendas, subiu também o número de golpes contra o consumidor. Dados do DFNDR Lab, laboratório especializado em crimes virtuais, indicam que ocorreram mais de 56 milhões de tentativas de golpes e cyberataques por meio de links maliciosos, no País, só no primeiro trimestre de 2018. Isso equivale a mais de 26 mil tentativas de fraude por dia ou 620 por hora.

Cautela e atenção
Para Renata Reis, coordenadora do Procon-SP, é preciso ter cautela e atenção na hora da compra. “Às vezes, quem quer fraudar acaba deixando rastros, como erros no desenho e na linguagem do site. Não abra links de vendas que você acabou de receber no Facebook, o que nós chamamos de intermediação agressiva. Muitas vezes, o consumidor é atraído com uma oferta vantajosa, mas que não é verdadeira, e compra por impulso.”

Procedência da empresa
Segundo Renata, é preciso verificar a procedência da empresa. “Veja nos órgãos de proteção e defesa do consumidor os sites que não são confiáveis ou que não entregam o que foi vendido, os que não respondem às solicitações do comprador ou os que não têm um serviço de atendimento ao consumidor (SAC). Guarde também aquela troca de e-mails ou folhetos virtuais que oferecem a oferta e vinculam a empresa ao que você está comprando”, orienta.

Boas indicações
De acordo com a coordenadora do Procon-SP, grande parte dos golpes registrados em São Paulo abrange compras não reconhecidas no cartão de crédito e a emissão de boletos fraudados ou falsificados. “Não há como evidenciar ou saber em que parte da cadeia há fragilidades que possibilitam os golpes. Por isso, procure ter indicação de amigos que já compraram no site antes de efetivar a compra”, aconselha.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto : iStock/ Arte: Edi Edson