Crescem casos de HIV entre jovens

Boletim do Ministério da Saúde mostra aumento de 700% no número de infecções pelo vírus entre jovens de 2007 a 2017, mas adultos também são afetados

Imagem de capa - Crescem casos de HIV entre jovens

O HIV ainda é uma ameaça no Brasil. A infecção pelo vírus entre jovens cresceu 700% em dez anos, segundo o último Boletim Epidemiológico HIV/Aids lançado pelo Ministério da Saúde. Entre 2007 e 2017, a principal faixa etária de pessoas contaminadas se concentrou entre 15 e 24 anos. Mas o problema atinge brasileiros de todas as idades: de 2007 até junho de 2018, foram notificados 247.795 casos de infecção pelo HIV no Brasil.

HIV e Aids
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Ele ataca o sistema imunológico, responsável pelas defesas do organismo. O vírus é o causador da Aids, doença que tem como sintomas perda de peso, febre, sudorese, fadiga e infecções recorrentes. O HIV é transmitido por meio de relações sexuais, contato com sangue contaminado, compartilhamento de seringas e por meio de leite materno de mulheres infectadas com o vírus.

O HIV não escolhe gênero, idade ou classe social. Ou seja, qualquer pessoa pode ser infectada pelo vírus. Para os jovens cristãos, a melhor forma de se prevenir é seguir os ensinamentos bíblicos, ou seja, evitar as relações sexuais antes do casamento. Segundo o Ministério da Saúde, o uso de preservativos nas relações sexuais também é fundamental para combater as infecções por HIV.

Infectada por ex-marido
Em março, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou um homem a pagar indenização de R$ 120 mil por danos morais à ex-mulher por tê-la infectado com o vírus HIV enquanto estavam casados. O relator do caso, ministro Luís Felipe Salomão, destacou a responsabilidade civil do homem, pois ele sabia da possível contaminação com o vírus e adotava comportamento de risco, mantendo relações extraconjugais sem o conhecimento da companheira. A união durou 15 anos e o casal teve três filhos.

“O parceiro que suspeita de sua condição soropositiva, por ter adotado comportamento sabidamente temerário (vida promíscua, utilização de drogas injetáveis, entre outras), deve assumir os riscos de sua conduta”, afirmou Salomão durante o julgamento.

Traição e HIV
Ao contrário do que muitos imaginam, os casos de HIV também ocorrem dentro do casamento, quando um dos parceiros trai a confiança da outra pessoa e pratica sexo em relações extraconjugais.

Infelizmente, a falta de respeito e de proteção de alguns coloca em risco a vida de outros. Por isso, é fundamental respeitar a fidelidade conjugal, um dos pilares do casamento cristão. Afinal, não é justo arriscar a vida de quem se escolheu amar e compartilhar a vida em troca de uma aventura sexual inconsequente. Aja com honestidade e inteligência, evitando ser escravo dos impulsos emocionais.

Teste e prevenção
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece testes rápidos gratuitos para a detecção do vírus em unidades de saúde de todo o Brasil. A detecção precoce do vírus é muito importante, pois facilita o tratamento e aumenta a qualidade de vida dos pacientes. A prevenção é a melhor forma de combater o avanço da Aids no Brasil. Atenção: os postos de saúde do País também fornecem preservativos gratuitamente.

imagem do author
Colaborador

Rê Campbell / Foto: Fotolia