Como voltar ao mercado de trabalho depois de uma pausa?

Especialistas dão dicas importantes para quem está afastado do mundo corporativo e deseja retornar

Imagem de capa - Como voltar ao mercado de trabalho depois de uma pausa?

Muitas pessoas estão sem trabalhar porque tiveram que dar uma pausa na carreira. Essa interrupção pode ter acontecido por diversos motivos: conflitos pessoais, problemas de saúde, choque de valores com o ex-empregador ou até pela necessidade de repensar a carreira, seja buscando uma nova área de atuação, seja estruturando um negócio próprio.

“Infelizmente, algumas pessoas também são obrigadas a fazer esta pausa por serem desligadas em momentos críticos da economia e em que o mercado dispõe de poucas vagas. Outras simplesmente optam por esta parada por terem necessidade de descanso por um período um pouco mais prolongado”, observa Daniel Barbosa, aconselhador de carreira e consultor de recursos humanos.

Depois de um período de afastamento, muitos desejam retornar ao mercado e não sabem como fazer para voltar. Para Barbosa, quando isso acontece, é preciso fazer uma reflexão: “entender o que causou a pausa e quais foram as principais motivações de retornar ao mercado são os principais pontos antes de trabalhar para que o retorno aconteça. Isso deve ocorrer antes mesmo de se olhar para o currículo. Já nessa fase é importante realizar uma análise sobre o que foi feito no período (cursos, trabalhos como freelancer, etc.) para que seja possível correlacionar essas atividades com o reposicionamento no mercado. Tudo o que é feito tem valor, independentemente do momento que se vive na carreira”, acrescenta.

A escolha do recomeço
A empresária e corretora de imóveis Elizângela Soares Brossa, de 34 anos, (foto abaixo) precisou passar por esse processo. “Eu quis tirar um tempo para refletir sobre minha carreira e pedi demissão da loja de pisos de madeira na qual trabalhava. Eu estava cansada de trabalhar e enriquecer outras pessoas, mas o tempo passou e quando eu quis voltar não conseguia recolocação.”

Em 2016, ela decidiu recomeçar e teve uma ideia: “me tornei motorista de aplicativo, mas fiquei mais infeliz do que antes. Essa situação me deixou muito mal tanto financeiramente como emocionalmente. Por conta disso, meu casamento enfrentou muitos problemas. Minha vida ficou de cabeça para baixo”, afirma.

Vendo a dificuldade da nora para se recolocar, sua sogra lhe fez um convite. “Ela me chamou para ir à palestra do Congresso para o Sucesso. Aceitei porque precisava de auxílio para conseguir me reinserir de uma forma que eu prosperasse. Aprendi que precisava da direção do Alto para decidir o que fazer”, diz.

Não demorou muito para que ela conseguisse dar este passo. “Eu não tinha uma profissão e não fiz faculdade. Fui sincera com Deus, refleti sobre todo o período que fiquei sem trabalhar e disse a Ele que queria muito ter o meu próprio negócio. Comecei a obedecer tudo o que era ensinado nas palestras e, poucas semanas depois, tive a ideia de trabalhar com imóveis”, revela.

O começo não foi fácil, exigiu sacrifícios e empenho, mas, hoje, ela conta que está realizada. “Abri um escritório de consultoria de imóveis e trabalho para mim mesma. Além da vida financeira abençoada, meu casamento foi restaurado. Estou muito feliz”, completa.

Dicas essenciais
Caso você esteja pensando em voltar ao mercado, Cicero Andrade, especialista em carreira e grandes mudanças, diz que é preciso saber como chamar atenção dos recrutadores. “A melhor forma de chamar atenção é trabalhando de maneira profunda e estruturada o seu networking e a sua apresentação no processo seletivo. É importante lembrar que essa pausa não é o fim e, quando bem trabalhada, pode ser um grande divisor de águas na vida de qualquer pessoa.”

Daniel Barbosa, aconselhador de carreira e consultor de recursos humanos, soma outras dicas: “é preciso demonstrar domínio sobre o que você sabe fazer ou interesse naquilo que quer desenvolver, além de mostrar valores profissionais fortes e potencial para obter resultados. Algo que também deve ser feito e que gera boas impressões é evidenciar o que há de mais positivo no seu histórico profissional (no currículo, em entrevistas e em redes sociais)”, conclui.

REUNIÃO

Se você está afastado do mundo corporativo e deseja voltar, seja para empreender, seja para construir sua carreira, busque ferramentas que o ajudarão a decidir o que e como fazer para atingir esse objetivo no Congresso para o Sucesso. As palestras acontecem às segundas-feiras, às 7h, 10h, 12h, 15h, 18h30 e 22h, no Templo de Salomão ou em uma Universal próxima de você. Consulte endereços em universal.org/enderecos.

imagem do author
Colaborador

Ana Carolina Cury / Foto: Demetrio Koch e Fotolia