Cinco características de quem tem o Espírito Santo

Imagem de capa - Cinco características de quem tem o Espírito Santo

Muito se fala sobre o Espírito Santo e Sua importância. Diante de tantos desafios cotidianos e de tantas investidas do mal, torna-se fundamental que o ser humano O tenha em seu interior para alcançar a Salvação.

O Espírito do Altíssimo, ao se apossar do ser de uma pessoa, deixa nela Sua marca e ela passa a representar o próprio Deus na Terra. Todos os que um dia foram selados pelo Espírito de Deus carregam cinco características:

Possui o caráter de Deus
Quando uma pessoa recebe o Espírito Santo, seu caráter é completamente mudado. O homem que outrora possuía um caráter duvidoso e uma má índole, passa a exalar o caráter de Deus. “É preciso que tenhamos atitudes semelhantes às do nosso Senhor, pois de que vale pregarmos a Cristo e vivermos o anticristo? De que vale manifestarmos amabilidade e simpatia no púlpito, se quando descemos dele, ou saímos da igreja, mudamos nossas atitudes? Não podemos ser como o camaleão, que muda de cor conforme o ambiente em que se encontra”, ensina o Bispo Edir Macedo, em seu livro O Caráter de Deus.

Anda nos passos de Jesus
Andar nos caminhos do Altíssimo é o primeiro passo de uma pessoa que recebeu ou deseja receber o Espírito Santo. O próprio Senhor Jesus, quando esteve na Terra, afirmou que Ele é o caminho, a Verdade e a Vida e que ninguém pode ter acesso ao Pai senão por intermédio dele (João 14.6).

O Bispo Edir Macedo explicou, no livro Nos Passos de Jesus, que seguir ao Senhor Jesus é condição básica para se tornar um cristão: “ninguém pode ser cristão sem seguir o Senhor Jesus; assim também ninguém pode ser sal da terra se não exercer, na sua própria vida, os frutos do Espírito Santo”.

Vive a fé de Abraão
Abraão é considerado o pai da fé. Ele possuía uma fé inestimável, em uma época em que não havia Bíblia nem igrejas para ensinar. Ele vivia em uma sociedade pagã, mas, mesmo assim, era servo de Deus.

Ele foi provado, ao ter que deixar sua casa e sua parentela (Gênesis 12.1), ao ter que confiar que Deus cumpriria a promessa de lhe fazer pai de uma numerosa nação (Gênesis 12.2) e ao ter que dar seu filho em sacrifício (Gênesis 22.2).

No livro A Fé de Abraão, o Bispo Macedo esclarece que muitos cristãos não apresentam a qualidade de fé que Abraão apresentava: “a falta de qualidade da fé é justamente a razão pela qual a maioria dos religiosos não obtêm bons resultados práticos, mesmo tendo fé em Deus. A vida depende da fé, mas se a fé é desqualificada, a vida também será desqualificada”, ensinou.

Possui uma Aliança com Deus
Quando o ser humano se casa, ele empenha sua palavra com outra pessoa. A decisão é marcada por uma cerimônia, na qual há troca de alianças diante de amigos e familiares. Essa aliança o faz lembrar do compromisso que firmou com a outra pessoa. Depois disso, eles se tornam uma só carne (Marcos 10.8).

Quando a pessoa decide se entregar a Deus e fazer uma aliança com Ele, ela passa a colocá- Lo na frente de suas decisões, é transparente com Ele e, sobretudo, é fiel até o fim. “Quando você faz aliança com Ele, então ela O tem para o resto da eternidade”, ensinou o Bispo Macedo, em uma de suas mensagens durante o programa Palavra Amiga, que vai ao ar diariamente pela Rede Aleluia, pelo Facebook, Univer Vídeo e pela TV Universal.

Não tem nada a perder
A partir do momento que a pessoa possui o Espírito de Deus e anda em Seus caminhos, sua vida está nas mãos dEle. Ela confia que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8.28) e, por isso, não há com que se preocupar. Mesmo que existam lutas, nada é capaz de tirar a paz que ela carrega dentro de si.

O Bispo Macedo já passou por diversas situações de desprezo, perseguição e injustiça, mas sua fé continuou inabalável: “nada vale mais do que a minha relação íntima com Deus. O meu Deus, o Espírito Santo, ocupa o espaço mais nobre do meu ser. Ele é o meu tesouro mais valioso”, destacou o Bispo em seu primeiro livro da trilogia Nada a Perder.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock