É preciso controlar o uso de celular, principalmente entre as crianças

Esse é o maior alerta, pois, elas são muito suscetíveis. Entenda


Por Redação / Fotos: iStock

O CEO da Apple, Tim Cook, declarou, recentemente, que é preciso controlar o uso de celular. Ele, que tem como principal produto da empresa que representa um smartphone, comentou que as pessoas precisam dar mais atenção para quem está ao redor delas. Sendo assim, Cook sugeriu que os usuários desliguem as notificações dos aplicativos assim como ele mesmo fez.

“Eu me perguntei: realmente preciso receber tantas notificações por dia? Não é algo que está agregando valor à minha vida ou me fazendo uma pessoa melhor. Então, eu cortei isso”, afirmou.

Conforme a Apple divulgou, usuários desbloqueiam seus smartphones 80 vezes ao dia. A saber, isso representa seis a sete vezes por hora. Segundo dados de um estudo publicado no periódico científico Cyberpsychology, Behavior and Social Networking, que avaliou 89 mil pessoas em 31 países, a dependência da internet afeta cerca de 6% da população mundial.

Conectados dia e noite

Inegavelmente, há muitas formas de comunicação online e tipos de redes sociais. O que parece é que estamos conectados dia e noite para dar conta de todo o conteúdo publicado online. E, pior, dependentes disso.

A mesma impressão de Tim Cook, teve o Bispo Bira Fonseca, responsável pelo trabalho da Universal, em inglês, nos Estados Unidos. No blog do Bispo Edir Macedo, ele escreveu: “A verdade é que, com o avanço da tecnologia e informática, as pessoas dormem e acordam com o celular na mão. A última coisa da noite é o celular. A primeira coisa do dia é o celular.”

De acordo com ele, as pessoas se apegam tanto às notificações que se tornam como moscas presas na teia de aranha. “Não é errado usar a internet, celular, computador ou aplicativos. O que é errado é se tornar escravo deles. Se você se tornou aquela mosquinha presa na teia (internet), você precisa de libertação tal qual um viciado em drogas”, atestou o Bispo Bira.

Leia também:

Quando o celular está acima de tudo

Se seu filho não sai da internet, você PRECISA saber disso

Você sabia que o uso compulsivo da internet é um vício?

O grande perigo da dependência digital

O grande perigo dessa dependência digital é que ela pode levar a outros distúrbios, como ansiedade e depressão, por exemplo. Por isso, cada vez mais crianças e adultos são alvos de estudos sobre o assunto.

Além disso, o smartphone está se tornando um item quase que inseparável no dia a dia das crianças. Esse é o maior alerta, pois, elas são muito suscetíveis. Só no Brasil, a pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box apontou que 85% das crianças, de 0 a 12 anos, têm acesso a dispositivos móveis. Sejam em celulares e tablets próprios ou emprestados dos responsáveis.

Em contrapartida, 50% dos pais acham que seus filhos usam os aparelhos mais do que deveriam. Em conclusão, percebem que os filhos perdem necessárias horas de sono ao celular ou comem com o garfo em uma mão e o smartphone na outra. Além de trocar atividades corriqueiras para ficar conectadas o máximo possível.

Ademais, especialistas apontam que essa dependência apresenta sintomas muito aparentes como a abstinência (sinais de estresse e agitação quando está longe dos eletrônicos ou sem conexão com a internet). Esses, semelhantes à de um indivíduo que é viciado em drogas.

Por todos esses motivos, os pais devem ser equilibrados e garantir que os filhos tenham uma relação saudável com a tecnologia, independentemente da idade que tenham.

Ajuda para a cura de um vício

Você se identificou com o assunto do texto acima e gostaria de obter ajuda?

A Universal tem um trabalho especial para ajudar as pessoas a se livrarem do vício, seja ele qual for: em comida, tecnologia ou diversos tipos de drogas lícitas e ilícitas. É o Tratamento para a Cura dos Vícios. Nas reuniões, as pessoas aprendem a utilizar a fé para preencher o espaço vazio que a abstinência deixaria.

As palestras do Tratamento acontecem todos os domingos, às 15h e 18h, na Avenida João Dias, 1.800, em Santo Amaro, zona sul de São Paulo. Você pode procurar também por uma Universal mais próxima de você. Para mais informações, você pode acessar agora mesmo o site www.viciotemcura.com.

 

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

É preciso controlar o uso de celular, principalmente entre as crianças

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games