Trombose e os riscos de morte

Saiba como Eliane Silva usou a fé para vencer o diagnóstico

Imagem de capa - Trombose e os riscos de morte

Em outubro de 2018, a comerciante Eliane da Silva Paes, de 45 anos, buscou ajuda médica ao sentir uma forte dor na panturrilha esquerda. Ela relata que, além da dor, o local estava inchado e vermelho.

O médico solicitou um exame de imagem chamado Eco-color Doppler (ultrassom vascular que permite fazer imagens precisas das veias). Com os resultados veio o susto: Eliane estava com trombose, coágulo sanguíneo no sistema venoso profundo e no sistema venoso superficial. O sistema venoso é uma parte importante do sistema circulatório, em que o sangue é transportado dos membros inferiores (pernas) de volta ao coração.

De acordo com os médicos, sua saúde estava em risco e ela poderia até morrer, caso o coágulo se movesse da corrente sanguínea para o cérebro e causasse um acidente vascular cerebral (AVC) ou ainda se atingisse o pulmão e obstruísse o fluxo de sangue, o que resultaria em uma embolia pulmonar.

O médico receitou um medicamento anticoagulante para afinar o sangue e dissolver o coágulo, porém avisou que a medicação lhe traria riscos de hemorragia. Caso Eliane tivesse tosse ou falta de ar, ela deveria retornar imediatamente ao hospital. O especialista orientou ainda que ela ficasse por 21 dias em repouso com as pernas para cima, o que aliviaria a dor e ajudaria na circulação do sangue.

A comerciante já tinhaperdido uma irmã, que faleceu aos 27 anos em decorrência de um AVC, e tem um irmão que vive com sequelas causadas pela mesma patologia.

Fé e confiança em Deus
Eliane já frequentava a Universal, mas revela que a enfermidade serviu para despertar sua fé. “Vi minha fé renascer, pois antes eu estava acomodada. Era como se eu estivesse dormindo na Igreja. Decidi lutar e usar a fé contra essa doença que assolava minha vida e família”, declarou.

Durante os dias em que esteve em repouso, ela pedia para que a cunhada e a sobrinha trouxessem a água do tratamento, apresentada a Deus aos domingos, na Universal, em favor dos enfermos.

“Eu lavava a minha perna com a água e a usava para tomar o comprimido. Isso fazia parte do meu tratamento. Eu determinava com Deus nas minhas orações que não teria hemorragia e que seria curada para honra dEle.”

Passados os 21 dias de repouso absoluto, a comerciante voltou a frequentar as reuniões da Universal, mas ainda não conseguia levantar a perna. Por conta disso, com muita dificuldade, ela se locomovia e “puxava” a perna esquerda durante boa parte do caminho. “As pessoas próximas diziam para que eu não saísse de casa, mas eu confiei em Deus e continuei usando a fé. Não foi fácil. Fiquei seis meses nessa situação, mas não desanimei. Estava decidida a alcançar minha cura e a glorificar a Deus através dela.”

A cura
Fazendo uso da fé e com acompanhamento médico, no dia 5 de outubro do mesmo ano, após a realização de novos exames, a cura foi detectada. Segundo os médicos, as veias de Eliane estavam restauradas e com fluxo venoso em todos os vasos.

A comerciante segue usando a água do tratamento e frequentando as reuniões. Após a cura, ela se voluntariou no Grupo da Saúde, um projeto da Universal que realiza visitas em hospitais, levando aos pacientes e seus familiares apoio espiritual por meio de palavras de fé e esperança. “Por meio desse trabalho, uso o que aconteceu comigo para glorificar a Deus e ajudar pessoas que se encontram doentes, como eu já estive. É muito gratificante”, finalizou.

O que é a trombose e quais danos ela pode causar?

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), trombose é a formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Ainda de acordo com o MS, a trombose é considerada uma causa de morte global e leva a óbito uma a cada quatro pessoas no mundo.

Esse coágulo bloqueia a passagem de sangue. Os principais sintomas são dores e inchaço na região, queimação e alteração na cor da pele. Quando o coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, ocorre o processo chamado de embolia. O coágulo pode chegar ao cérebro e causar um acidente vascular cerebral (AVC) ou aos pulmões e provocar uma embolia pulmonar. Essas situações levam ao risco de morte. O coração e outras áreas também podem ser afetadas e sofrer lesões graves.

Os membros inferiores são os locais mais comuns de ocorrência de trombose. As mulheres são mais afetadas por ela, em virtude do uso de anticoncepcionais e pela gestação, mas os homens também são acometidos.

Além da hereditariedade, a trombose possui várias causas que podem ser prevenidas com a adoção de algumas medidas no dia a dia: caminhadas regulares, controle do peso corporal, deixar de fumar e não permancer longos períodos sentado, ou seja, levantar e se movimentar. Também é recomendado o uso de meias elásticas no caso de insuficiência venosa, de acordo com orientação especializada. Aos primeiros sintomas, procure imediatamente um médico.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes  / Fotos: Cedidas