Como anular o sentimento por uma pessoa?

Imagem de capa - Como anular o sentimento por uma pessoa?

No A Escola do Amor Responde desta semana, os professores Renato e Cristiane Cardoso orientam a aluna quanto ao que ela deve fazer para esquecer um rapaz com o qual se envolveu, mas que agora está comprometido com outra mulher. Acompanhe as dicas do casal.

Aluna – Conheci um rapaz há alguns anos. Ele estava separado, mas, com o passar do tempo, retomou a relação com uma moça com a qual se relacionava antes de nos conhecermos. Como eu já estava muito apaixonada por ele, não consegui deixá-lo. Mas, como ele sempre me dizia que a deixaria e nunca cumpria a promessa, fui me cansando. Então, o deixei. Só que até hoje eu o amo muito e não consigo gostar de mais ninguém. Já faz três anos que não tenho nenhum tipo de contato com ele. O que faço?

Cristiane – O que você tem que fazer é parar de pensar nele. É uma escolha que só você pode e deve fazer. Se você ficar sempre lembrando dele e dizendo que não consegue parar de pensar nele, nunca vai conseguir se libertar desse sentimento. Na verdade, agindo dessa forma, você está escolhendo se lembrar dele. As pessoas escolhem o que pensar, aluna. Você faz essa escolha o tempo todo. Não é algo que a sua mente toma uma decisão e você fica escrava dela. Toda vez que você pensa nesse rapaz, está sabotando a sua vontade de não amá-lo mais. Então, você tem que começar a mudar seus pensamentos e parar de ficar querendo lembrar dos momentos que tiveram juntos e de buscar saber como ele está. Provavelmente, você o segue nas redes sociais e convive com pessoas que o conhecem para ficar sabendo da vida dele. Só que, com isso, você alimenta essa paixão de várias formas. Não é só uma questão de você não vê-lo pessoalmente e de vocês não terem mais contato. Ou seja, você toma iniciativas para se sabotar e ficar amarrada a uma pessoa que já mostrou que não a valoriza nem a ama.

Renato – Exato. Você disse que não tem contato com ele, porém, graças às redes sociais e aos amigos em comum, você está se alimentando de informações em relação a ele. Então, se você quer mudar isso, tem que deixar esse sentimento morrer de desnutrição. Entenda a lógica: para que o amor se mantenha vivo, você tem que alimentá-lo, pois ele também morre quando não é nutrido. Então, se você passar a desnutrir esse sentimento, apagando das suas memórias as lembranças dele e fazendo a escolha consciente de não pensar nele nem ficar voltando ao passado, ele vai morrer. E assim você vai estar pronta e aberta para um novo relacionamento.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: Fotolia