ABADS celebra o “Dia da Família”

A comemoração substituiu a tradicional festa do “Dia das Mães”. Confira

Imagem de capa - ABADS celebra o “Dia da Família”

A felicidade foi o tema da Festa da Família, na Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (ABADS), que aconteceu nesta quinta-feira, 9 de maio, na sede da instituição, localizada na capital paulista.

Para a presidente da ABADS, Rose Amorim, (foto ao lado) o tema da festa foi proposto para levar a uma reflexão sobre o que realmente pode ser considerado “felicidade”.

“O que é a felicidade? Cada um tem uma interpretação. Então, nossos alunos demonstraram o que é: às vezes, ela está em algo tão simples, no dia a dia, e a gente fica buscando em outros lugares. Por isso, nós mostramos como é simples ser feliz”, pontuou.

O “Dia da Família” também foi a celebração que substituiu a tradicional festa do “Dia das Mães”.

“Aqui, nós cuidamos de pessoas que são trazidas pelas mães, mas também por pais, avós, cuidadores, tios, amigos da família e até crianças de abrigo. Então, quando limitamos a ‘Dia das Mães’ torna-se algo pequeno, por isso, celebramos o ‘Dia da Família’ nas mais variadas formas”, destacou a presidente.

Durante a festa, crianças, jovens e adultos, que são beneficiadas pela instituição, fizeram apresentações de dança, mostrando o trabalho de inclusão e acessibilidade que é desenvolvido no local.

“Para eles, torna-se uma forma de inclusão social, a fim de vencer barreiras que os atendidos enfrentam. São muitas danças, música, alegria e dinamismo. E isso se torna uma explanação do que é feito aqui”, pontuou Rose.

A felicidade

A alegria em participar de um momento de felicidade estava estampada no rosto de cada familiar presente no local. Exemplo disso é o de Izilda Roseli Moreira, de 58 anos, mãe de Márcio Vinicius Moreira, de 18 anos.

Aos dois anos de idade, Márcio foi diagnosticado com autismo. Desde então, o desafio começou para ele e sua família. Izilda se recorda que a ABADS foi fundamental para o desenvolvimento de seu filho.

“Ele se agredia muito, dava tapa no rosto e arrancava os cabelos. Aqui na ABADS, ele parou. O desenvolvimento dele é visível. Hoje posso dizer que ele é uma criança normal e muito feliz”, relatou a mãe. Ela ainda completou dizendo que ver o desenvolvimento de seu filho também é um motivo para a felicidade.

E continuou: “As pessoas buscam a felicidade em coisas materiais, sendo que a felicidade está dentro de nós, em ver essas crianças desenvolvendo, bem e felizes”.

Também estiveram presentes nas comemorações, Patrícia Costa, presidente da Associação de Mulheres Cristãs (AMC) e Marta Alves, representante do grupo Família do Autista (Fama).

A ABADS

A Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social é a antiga Sociedade Pestalozzi. Fundada em 1952, a organização sem fins lucrativos, atende crianças, jovens e adultos portadores de síndrome de Down, autismo e outras necessidades de maneira totalmente gratuita. Atualmente, quase 1000 pessoas são assistidas pela ABADS.

Caso queira saber mais sobre a instituição, acesse a página oficial, clicando aqui.

Gostou do trabalho da ABADS? Não se esqueça de compartilhar esta matéria para que outras pessoas conheçam o esforço que a instituição faz diariamente.

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Foto: Marcelo Alves