O verdadeiro líder do lar

Entenda o segredo para conquistar o respeito em sua casa de forma saudável

Imagem de capa - O verdadeiro líder do lar

Você já deve ter ouvido alguém dizer que “se um homem deixa alguém ‘montar’ nele apenas uma vez, este alguém montará nele para sempre”. Traduzindo para os incautos: se você deixar a esposa ou os filhos serem dominadores, dificilmente a situação vai mudar.

Se estivermos falando de uma família distante de Deus pode até ser que o exposto acima aconteça. Ali haverá apenas uma casa e não um lar – que possuem características diferentes. É necessário, então, exercer o papel que cabe ao marido e ao pai: de líder. Mas, para isso, é preciso conquistar o respeito da esposa e dos filhos.

Neste caso, é necessário ter cuidado com o que acontece comumente hoje em dia: bancar o machão. Tão ruim quanto ter um familiar que não lhe respeita é ter um que só lhe obedece porque sente medo. Lembre-se: chegará o dia em que sua força não será mais a mesma e ninguém mais o temerá. Então, sua falsa autoridade cairá por terra. Já o respeito não depende de nenhum tipo de controle forçado; ele permanece.

Faça este exercício: pense como é liderado na empresa. Você rende mais quando tem um chefe que se regozija com o poder e quer que os resultados favoreçam o ego dele ou com aquele que conquista sua admiração pelo esforço que empenha ao realizar um trabalho bem-feito?

No segundo caso, os resultados do esforço dele serão reconhecidos, enquanto no primeiro o trabalho será feito apenas por obrigação ou para obter alguma vantagem.

Acontece o mesmo em uma família. Não espere respeito da esposa e dos filhos se você não os respeitar antes. Eles devem ter alguém em quem confiam no timão (leme) do barco quando as tempestades aparecerem.

Se o capitão deste barco tem defeitos, como irresponsabilidade, infantilidade e petulância, e não confia em uma força maior do que a dele, pode esperar um único resultado: o naufrágio. Veja o exemplo de Noé, o capitão de uma embarcação. Por mais que os ocupantes da Arca confiassem nele, sentiam mais firmeza em suas atitudes porque sabiam que ele se submetia a Deus – Alguém mais forte e capaz de guiá-los com segurança naquela que foi, na época, a mais perigosa situação do mundo: o dilúvio.

Você certamente deve conhecer homens cujas mulheres e filhos não o respeitam. Há muitos, infelizmente. Às vezes, eles não passam de homens que sustentam a casa e vivem nela apenas para satisfazer os caprichos dos outros. Ouvem desaforos, passam vergonha e não são uma boa referência. Só providenciam o barco, mas não fazem a condução dele.

Então, chegamos a um ponto crítico: Deus deve ser o alicerce do lar. Um homem que se entrega a Ele terá como recompensa esse equilíbrio necessário. Na Universal uma das formas de alcançar isso é participando do IntelliMen – projeto em que muitos homens já aprenderam a ser líder de uma família e obtiveram, assim, o respeito dela.

Não é uma teoria “furada” de publicações de autoajuda. É algo prático. Se você estudar superficialmente os lares do povo de Deus na época do Velho Testamento, notará que entre as atribuições do “homem da casa” estava a de ser o sacerdote da família. A Palavra tinha que ser lida por ele para a esposa e os filhos e depois assimilada e meditada. Ele era responsável pelo desenvolvimento espiritual dos seus familiares.

Portanto, não espere ser um bom pai e um bom marido só com base nas intenções – elas são apenas um bom primeiro passo. Se não se entregar genuinamente a Deus, não espere ser um homem na acepção da palavra – Palavra com P maiúsculo. Se Deus se agradar de você, seu caminho estará pavimentado para obter também a aprovação e o respeito de todos em sua casa.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel / Foto: Fotolia