Como socorrer uma pessoa Com suspeita de infarto?

Identificar os sintomas e buscar atendimento médico rapidamente são atitudes decisivas para salvar vidas

Imagem de capa - Como socorrer uma pessoa Com suspeita de infarto?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), os problemas cardiovasculares representam a principal causa de morte no Brasil: são responsáveis por mais de 30% dos óbitos.

Esse índice é alarmantes, já que significa mais de mil mortes por dia, cerca de 43 por hora ou uma morte a cada 90 segundos. Um levantamento da própria SBC mostrou que as doenças cardiovasculares respondem pelo dobro de mortes causadas por todos os tipos de câncer juntos, três vezes mais do que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais do que todas as infecções.

Obstrução
O ataque cardíaco é uma manifestação aguda do coração que pode levar à morte. A explicação é do cardiologista Agnaldo Piscopo, diretor do Centro de Treinamento em Emergências da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). Ele afirma que o infarto agudo do miocárdio, reconhecido popularmente como ataque cardíaco, tem como causa principal a obstrução de uma ou mais artérias, o que interrompe a passagem do fluxo sanguíneo.

O médico indica que a principal manifestação é a dor torácica, um aperto ou queimação. “Normalmente, essa dor pode irradiar para os braços, o pescoço, as costas, a mandíbula e a região da boca do estômago. Ela pode vir acompanhada de suor frio, tontura, náusea e perda de consciência. Neste último caso, é mais complicado porque pode ser um infarto seguido de parada cardíaca, o que dificulta as chances de sobrevida”, declara.

O cardiologista alerta que tabaco, obesidade, estresse, diabetes, hipertensão e colesterol alto são os principais inimigos do coração. Também lembra que a genética e o histórico familiar podem aumentar os riscos. “Se a mãe do paciente teve infarto com menos de 50 anos ou o pai com menos 40 anos, há predisposição”, alerta.

O infarto é uma emergência médica. Identificar os sintomas e buscar atendimento médico o mais rápido possível são atitudes decisivas para salvar vidas. Confira, no quadro, como proceder diante de uma ocorrência.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Foto: Cedidas e Arquivo Pessoal