Você sabe quem foi essa rainha?

A macrossérie conta a história da princesa fenícia e idólatra que obrigou o povo a adorar seus deuses pagãos

Imagem de capa - Você sabe  quem foi  essa rainha?

Na noite de 23 de abril, o público acompanhou a estreia de Jezabel, nova macrossérie da Record TV. Escrita por Cristianne Fridman e com direção-geral de Alexandre Avancini, a obra conta a história da princesa fenícia e idólatra que se casa com o rei do Reino do Norte, Acabe, interpretado por André Bankoff. Jezabel, interpretada por Lidi Lisboa, faz uso de sua beleza, sedução e muita maldade para impor ao povo israelita a adoração aos seus deuses pagãos.

Para que o casamento ocorra, ela exige que o rei construa um templo de adoração a Baal (deus da terra) e um poste-ídolo da deusa-mãe Aserá (deusa da fertilidade). O povo acata as imposições dela e, com isso, a idolatria se espalha e se fortalece. Contudo o profeta Elias, vivido pelo ator Iano Salomão, e outros profetas se recusam a cumprir as ordens da nova rainha, o que desperta sua fúria. Ela, então, declara guerra a Elias e ele se torna seu pior inimigo.

Super Produção
A macrossérie surpreende não somente pela narrativa, mas também pelos efeitos especiais, que foram possíveis graças à parceria entre a Record TV e a Formata, produtora de conteúdo audiovisual totalmente brasileira. Foram contabilizadas 30 horas de efeitos especiais na pós-produção das cenas. Outros números reforçam que se trata de uma superprodução. Por exemplo, foram dispendidos 40 dias seguidos de gravações no deserto de Marrocos, país do norte da África, sendo que, no decorrer da série, os atores ainda retornaram ao local para gravar. Cerca de 300 profissionais estão envolvidos na obra e só de figurantes foram 5 mil em Marrocos e 3 mil no Brasil. Ao todo, foram levadas 160 malas com os figurinos para as externas realizadas no deserto.

Coletiva
Esses dados foram divulgados na coletiva de imprensa que aconteceu no Polo Cinematográfico de Paulínia, no interior de São Paulo, em 17 de abril. Na ocasião, o diretor-geral, Alexandre Avancini, agradeceu o empenho da equipe e pelo belo trabalho. “É uma superprodução. Uma proposta nova. Estamos até hoje trabalhando nas cenas. O elenco está muito envolvido. Acho que o que define esse projeto é motivação. É difícil ter um elenco tão bom”, elogiou.

Avancini ainda ressaltou que, com a Formata, estão sendo usados os melhores equipamentos do mundo para as filmagens. “Gravamos em cenários como os usados na série Game of Thrones e toda nossa computação gráfica, que antes era feita nos Estados Unidos, hoje é realizada no Brasil.”

A responsável pela Formata, Daniela Bussoli, destacou a parceria com a Record TV dizendo que esse é o maior projeto que a empresa já fez. “Tem sido um aprendizado durante as filmagens e em todo o processo, mas garanto que o resultado foi incrível”, avaliou.

Conheça Jezabel
Jezabel é filha de Etbaal (Luciano Quirino), sumo sacerdote e rei dos sidônios, e foi a primeira sacerdotisa da deusa Aserá. Apesar de viver na riqueza, ela teve um passado sofrido. Ela perdeu a mãe quando era jovem e culpa o pai pelo que ocorreu, pois ele a obrigava a acompanhá-lo em suas batalhas para servi-lo em seu leito. Seu único irmão, Hailama, também morreu precocemente. Ela, então, foi criada dentro dos rituais de adoração aos deuses pagãos Baal e Aserá. É uma rainha linda, obstinada e sedutora, mas também manipuladora, inescrupulosa, perversa e capaz de qualquer atitude para realizar seus desejos e impor sua vontade. Nenhum homem pode estar acima dela. Sua obsessão pelo profeta Elias tem início quando ela percebe que sua beleza não o atrai e que não consegue chantageá-lo.

A atriz Lidi Lisboa, que vive Jezabel, ressaltou durante a coletiva de imprensa que muitas mulheres se identificarão com sua personagem. “Infelizmente, apesar do jeito sem escrúpulos dela, muitas pessoas se identificarão com suas ações”, esclareceu. Para saber mais, assista Jezabel de segunda a sexta-feira, às 20h45, na Record TV.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Fotos: Demetrio Koch