Isolamento físico e social: anos sem sair de casa ou do quarto

Conheça os hikikomori, as pessoas que se isolam de todo convívio social

Imagem de capa - Isolamento físico e social: anos sem sair de casa ou do quarto

O mundo moderno tem trazido problemas nunca antes vistos ou imaginados. Transtornos psiquiátricos como ansiedade, depressão, entre outros, são cada vez mais comuns e surpreendem a comunidade médica.

Um que cresce e afeta pessoas em várias partes do mundo é “hikikomori”. O termo em japonês descreve a condição de pessoas solitárias, que se afastam de todo o contato social e, muitas vezes, ficam anos sem sair de casa.

De acordo com dados do governo do Japão, há cerca de 541 mil pessoas (1,57% da população) no país que vivem nessa condição. Mas o número pode ser muito maior, pois pode levar anos até que peçam ajuda.

Outros países, como Coreia do Sul, Espanha e Estados Unidos, já possuem casos do tipo. O conceito do hikikomori é definido como uma combinação de isolamento físico e social somada a um sofrimento psicológico que pode durar seis meses ou mais.

Muitos fatores influenciam no aparecimento da doença, como vício em internet, pressão social, estresse relacionado ao trabalho ou famílias desestruturadas. “Essas pessoas não conseguem mais estabelecer uma rotina, como fazer compras, buscar ou acompanhar alguém a algum lugar. Há uma espécie de perda da busca por maturidade, por encarar a luta diária da vida e tudo que ela deve ser. Com isso, tudo fica adiado, bem como os cuidados pessoais”, afirma Luiz Scocca, psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da USP.

O outro lado

A ciência fala e estuda aquilo que pode ver, tocar ou prever. Mas a Palavra de Deus afirma que as coisas espirituais existem e interferem no mundo real. Quem tem olhos espirituais não pode negar que esse problema também conta com a raiz do mal para crescer e agir. Veja:

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir…”

João 10:10

Toda situação que promove dor, sofrimento, medo, opressão, perdas, possui o envolvimento maligno. Deus, por outro lado, traz a solução para os que creem. Jesus disse:

“… Eu Vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”

João 10:10

A saída

Por meio da fé é possível mudar qualquer quadro. Para encontrar libertação para este e qualquer outro problema, compareça à reunião que acontece todas as sextas-feiras, no Templo de Salomão. Os horários são 10h, 12h, 15h e 20h.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock