Concurso de moda resgata a autovalorização de detentas em Salvador

Confira como foi a 2ª edição do “Miss Elegance” em unidade prisional da Bahia


Por Michele Roza / Fotos: Cedidas

A Universal nos Presídios (UNP) além de priorizar a evangelização da comunidade carcerária, em todo o Brasil e no mundo, periodicamente, realiza diversas ações. Muitas dessas atividades contribuem com a valorização e a autoestima das detentas nas unidades femininas. Recentemente o grupo da Bahia promoveu a 2ª edição do concurso de beleza “Miss Elegance” no estado.

A temática do concurso foi moda indiana. As detentas da unidade do Conjunto Penal Feminino de Mata Escura, em Salvador, desfilaram vestidas com roupas, calçados e acessórios influenciados por essa cultura. Cerca de 70 detentas participaram do evento, 22 delas concorrendo à posição de miss.

Para auxiliar o trabalho, uma estilista foi convidada a participar da preparação do evento. E, por sua vez, prestou suporte de vestuário e dicas de passarela às candidatas. Também foram oferecidos serviços de maquiagem e penteado profissional, design de sobrancelhas, manicure e pedicure. As detentas participaram, em média, de 10 ensaios com uma preparadora física profissional.

Duas salas foram transformadas em salão de beleza e mais uma sala, em camarim. Na primeira etapa do desfile de moda, as detentas desfilaram com uma camisa personalizada do evento. Depois, com as vestimentas indianas. No final, a mesa de jurados elegeu as 3 primeiras colocadas, que foram presentadas com faixa, certificado e flores.

Acolhimento e valorização

Atrelado às atividades evangelísticas, o grupo Universal nos Presídios se engaja constantemente na promoção de ações que despertam nos detentos (as) o desejo de se empenharem em atividades socioculturais. Visto a carência que têm de aproveitar melhor o tempo dentro das unidades prisionais, enquanto cumprem pena.

“Além de proporcionar às detentas um momento de lazer e descontração, ações como essa fazem com que elas se sintam acolhidas e valorizadas. Os voluntários oferecem serviços de beleza e conhecimentos da cultura que estarão representando. Além de passar um olhar humanizado e sem julgamento”, disse o Pastor Marcio Silva, coordenador do grupo UNP da Bahia.

“Essa prática social realizada pelo grupo resgata nas detentas o conceito e a prática da autovalorização, amor próprio e feminilidade. Atitudes deixadas de lado, dado o sofrimento que passam por terem sido esquecidas por aqueles que deveriam oferecer apoio”, concluiu o Pastor.

Realização de um sonho de criança

A voluntária Deysiane Santos de Carvalho comentou a relevância do trabalho que realiza junto com o grupo nas unidades prisionais:

“Essa ação foi de extrema relevância, não somente no processo de ressocialização, mas sobretudo para aumentar a autoestima das detentas. Pois uma vez que se encontram privadas de liberdade, em muitos casos perdem também o interesse em cuidar de si próprias. A alegria estampada em cada rosto foi o que mais me chamou atenção. Como voluntária, me sinto feliz por proporcionar isto a elas. Bem como levar uma Palavra de fé, encorajamento e amor próprio.”

A grande vencedora L.P.J afirmou que neste evento foi possível realizar um sonho de criança. Assim como para a vencedora, uma mensagem muito importante foi transmitida a todas as detentas: a de que não adianta cuidar do exterior se o interior estiver mal. Ademais, a consciência de que o novo nascimento é possível por meio do Espírito Santo. Pois, por mais que o homem possa colaborar um pouco com o exterior do indivíduo, somente o Espírito Santo embeleza o interior de cada um.

Saiba mais

O grupo UNP atua há mais de 30 anos com ações sociais e espirituais nos presídios. Ademais, o projeto visa ajudar milhares de detentos e familiares a escrever uma nova história por meio da Palavra de Deus. Entretanto, o trabalho não se restringiu ao Brasil e já alcançou vários países.

Se você quer conhecer mais a respeito das ações realizadas em todo o País, acesse e curta a página oficial nas redes sociais. Ou, veja o endereço de uma Universal mais próxima de sua casa e informe-se sobre o trabalho do grupo com um pastor.

 

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Concurso de moda resgata a autovalorização de detentas em Salvador

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games