24 de abril: Dia Nacional da Libras

Conheça o grupo da Universal que conscientiza a igreja quanto a divulgação da Libras e dissemina o evangelho aos surdos


Por Redação / Fotos: iStock e Reprodução

Neste dia 24 de abril é comemorado o Dia Nacional da Libras. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a maneira utilizada pelos surdos em todo o País. Apesar de muitos acreditarem ser apenas “gestos”, ela possui uma estrutura gramatical própria.

No entanto, embora seja legalmente reconhecida  – pela Lei 10.436 de 2002 – como um meio de expressão e, inclusive, dos avanços da acessibilidade no Brasil, os surdos ainda enfrentam muitas barreiras para realizar suas atividades rotineiras.

Inclusão na Universal

Preocupados com a inclusão dessa comunidade, a Universal está constantemente desenvolvendo projetos e recursos com o objetivo de divulgar a língua de sinais em seus templos. Tanto que criou – por meio do grupo de Evangelização (EVG), liderado Bispo Alessandro Paschoall – um especialmente para esse fim: o EVG Libras. O grupo existe oficialmente há 3 anos, e de lá para cá tem ampliado frequentemente suas atividades.

Atualmente, são mais de 1.250 voluntários em todos os estados que participam desse trabalho, levando assistência espiritual, atuando durante as reuniões fazendo a tradução simultânea para a língua de sinais e também promovendo, principalmente, ações de evangelização com os surdos.

Segundo o Pastor Rondineli Pedro da Silva, responsável pelo grupo em todo o País, assim como os outros grupos, a missão do EVG Libras é ajudar a salvar o próximo, ensinando os preceitos bíblicos, a fé prática com a Palavra de Deus, proporcionando, assim, uma transformação de vida.

“Principalmente aos surdos que, na sua grande maioria, carregam consigo grandes complexos, tristezas, angústias, sofrimentos. E, também, ao evangelista que consegue transmitir a fé, ajudar na transformação de vida dos surdos por meio dos sinais. Isso é de um valor inigualável, é o nosso ‘alimento'”, finalizou ele.

Inteligência e Fé

Além do EVG Libras, durante o programa “Inteligência e Fé”, transmitido pela página oficial do Bispo Renato Cardoso no Facebook, está disponível a tradução simultânea em Libras com a presença de um intérprete no canto inferior direito da tela, o que tem chamado atenção das pessoas que acompanham. Leia mais sobre essa notícia.

E a iniciativa não para por aí. No Templo de Salomão, localizado na zona leste de São Paulo, o recurso também é utilizado durante os encontros de segunda-feira (às 18h30 e 22h), terça-feira (às 20h), quarta-feira (às 20h), quinta-feira (às 20h), sexta-feira (às 20h) e aos domingos (às 6h, 9h30 e 18h).

Além do Templo, o grupo também está presente em outras localidades da capital paulista e Grande São Paulo, como na Catedral da João Dias, Santo André, Osasco, entre outras, além, também, do interior do estado, como nas cidades de Bauru, Campinas, Franca, Jundiaí e Limeira.

Aprenda Libras

Se você se interessou em aprender a língua e divulgar a Palavra de Deus em língua de sinais, é possível realizar o curso gratuitamente por meio do grupo EVG Libras. Participe. Para mais informações, entre em contato com a Central EVG pelo telefone (11) 2790-1146.

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

24 de abril: Dia Nacional da Libras

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games