Voluntários levam doações a mais de 2 mil índios Xavantes, no estado do Mato Grosso

Confira como foi essa ação, realizada no início do mês de abril

Dados do Relatório Violência Contra Povos Indígenas no Brasil apontam que a mortalidade infantil entre indígenas cresceu mais de 20% no período de um ano. O estudo ainda revela que, apesar da falta de mais informações sobre as mortes dessas crianças, a falta de assistência médica e a desnutrição grave são as causas mais prováveis.

Ajuda necessária

Para ir de encontro a essa realidade, no início do mês abril mais de 100 voluntários do grupo A Gente da Comunidade do Mato Grosso se reuniram para distribuir mais de 300 cestas básicas, 7 mil peças de roupas, 100 pares de sapatos masculinos, femininos e infantis, além de brinquedos, aos índios Xavantes da aldeia Campina, localizada a 780 km da capital Cuiabá.

Segundo Wesley Carvalho, coordenador do programa social do estado, o crescimento da mortalidade infantil está ligado ao empobrecimento do povo indígena. “Normalmente, os índios têm muitos filhos. Apenas com a ajuda do governo eles não conseguem manter uma alimentação adequada para toda a família, levando muitos à desnutrição”, explicou ele.

Centenas de pessoas

Ao todo, mais de 2 mil pessoas foram beneficiadas com a visita do grupo da Universal. Além das doações, também foram oferecidos atendimento odontológico, como aplicação de flúor e tratamento dentário. Além disso, serviços de manicure – onde muitas índias tiveram o contato com uso de esmaltes pela primeira vez – e cortes de cabelo.

A visita teve início por volta das 8h da manhã. Os voluntários, vindos de várias regiões do estado, como Cuiabá, Água Boa, Barra do Garça, Nova Xavantina e Campinápolis, não perderam tempo. Assim que desembarcaram no local do evento, seguiram a todo vapor nos preparativos da ação.

Ainda, durante o encontro, as crianças tiveram um espaço montado especialmente para elas, com brincadeiras e distribuição de lanches e doces.

Trabalho incansável

Apesar do trabalho ser realizado na tribo há muito tempo, em 2017 todas as ações foram intensificadas com o objetivo de oferecer ainda mais amparo aos índios.

Em decorrência de todo o trabalho que os voluntários têm realizado incansavelmente, frutos já têm sido colhidos, onde muitos Xavantes já se renderam à fé. Segundo o coordenador Wesley, a tribo Xavante está dividida em 94 aldeias na região e 40 delas já foram alcançadas pelo programa social.

Se você também quer ajudar essa iniciativa, entregue as doações de alimentos não perecíveis ou de peças de roupas em qualquer templo da Universal do estado do Mato Grosso. Para ser um voluntário da Universal, em qualquer estado do País, clique aqui e encontre o endereço de uma igreja mais próxima da sua casa.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Cedidas pelo EVG de Mato Grosso