Você está em um relacionamento “Titanic”?

Renato e Cristiane Cardoso falaram sobre o assunto em uma edição da Escola do Amor Responde. Saiba mais

Paulo é um aluno de “A Escola do Amor Responde. Recentemente, o jovem enviou uma pergunta aos professores Renato e Cristiane Cardoso. O jovem namora há um ano, mas tem muitas incertezas sobre seu relacionamento e seus negócios. Confira a pergunta na íntegra e o que os professores o orientaram.

Paulo: Estou em um relacionamento há um ano. Falamos até de nos casar. Estamos buscando a Deus e Ele está dando a direção de montarmos um negócio juntos. Mas, recentemente, vi uma mensagem de um amigo dela em seu celular e ela deu uma grande mudada, esfriou muito e fica sempre nos cantos mexendo no celular. Quando chego perto, ela muda de tela e sempre desliga.

 Isso está me dando uma grande desconfiança. Já tentei conversar sobre isso, mas ela sempre jura, fala de Deus, chora e eu acabo ficando como culpado. Já liguei até para esse amigo e conversei com ele. Ele negou tudo, me garantiu que nunca houve nada. Mas as atitudes dela continuam as mesmas.

 Estamos montando um negócio juntos, onde todo o investimento financeiro é meu. Esse negócio veio de uma direção de Deus, depois do nosso pacto, mas essa desconfiança está me matando. Não sei o que fazer. Temos esse projeto de uma loja, viagem paga e marcada, o projeto de casamento, mas não sei se tudo isso está certo.

 Os conselhos 

Cristiane: Eu vejo que o Paulo está precipitado com relação a esse relacionamento e a esse projeto financeiro. Ele fala como se eles fossem um casal dentro de um matrimônio e isso é muito perigoso. Vocês estão há um ano juntos. E você já tem uma certa desconfiança com ela. Se ela não tivesse nada para esconder, então, poderia mostrar o celular e tirar a desconfiança, mas ela não mostrou. Por isso, eu acho precipitado da sua parte começar um negócio com ela, sem estar casado. O casamento tem que estar certo, para depois pensar no investimento financeiro.

Renato: Mesmo se o investimento financeiro fosse dividido entre os dois, nós não recomendaríamos, quanto mais nessa situação em que o compromisso vem apenas de você! Você diz que esse negócio que estão montando foi uma direção de Deus, mas ao mesmo tempo tem dúvidas e insegurança por causa das coisas que descobriu. Então, se você tem tanta convicção que Deus te deu a direção para montar um negócio com ela, por que está com dúvida? Ou você não está crendo na direção de Deus ou, na verdade, não foi direção de Deus coisa nenhuma!

As pessoas gostam de espiritualizar as coisas. Deus iria mandar você montar um negócio com uma pessoa que ainda não tem a certeza que vão se casar? Vocês têm projeto de casamento, mas projeto de casamento vem depois de uma certeza e você não tem certeza, tanto é que escreveu para a gente. Deus não Se contradiz. O que está acontecendo é que você está colocando mais confiança nela do que ela merece. Você pode estar embarcando em uma furada, em um “Titanic”. O que você teria que fazer? Dê alguns passos para trás. Dê uma parada nesse negócio. Diga que o relacionamento está em xeque. Diga a ela o que lhe incomoda. Fale que não tem certeza, e enquanto não tiver essa certeza, não vai prosseguir nem com o casamento, nem com o negócio. É uma ótima oportunidade de você provar o amor dela.

Você tem alguma pergunta para fazer aos apresentadores do programa? Clique aqui e a encaminhe.

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Foto: iStock