Como conviver em harmonia com os filhos do cônjuge?

No A Escola do Amor Responde desta semana, os professores Renato e Cristiane Cardoso orientam uma aluna como proporcionar um lar harmonioso com o marido e os filhos que ele teve em outro casamento. Confira as dicas.

Aluna – Sou casada há dois anos e meio. Conheci meu marido na empresa em que trabalhávamos e ele já estava separado. Trabalhei com ele durante três anos e, por causa de um acidente de trabalho, saí da empresa. Agora, os dois filhos dele vêm frequentemente à nossa casa. O meu esposo quer trazê-los todos os finais de semana e queria que fossem alternados, mas ele fica bravo quando proponho isso e não aceita.

Cristiane – Entendo que você queira ter um tempo com o seu marido e, por isso, preferiria que eles ficassem um final de semana sim e outro não e que quando as crianças vêm seu marido tem que dar atenção para elas. Com isso, vocês não têm momentos juntos em um dia que seria o único que vocês poderiam compartilhar. Mas você tem que entender que está pedindo algo que é muito difícil para ele. Se você se colocar no lugar do seu esposo, vai lembrar que ele deixou esses filhos para trás quando se separou da mãe deles. Ele está correto quando diz que nunca deixará de ser pai , mas, ao sair do primeiro casamento, ele deixou essas crianças para trás e não há como camuflar essa situação. É algo ruim mesmo. Quando ele saiu do casamento, sentiu esse peso sobre ele todos os dias porque sabe que desapontou os filhos. O seu marido não vai conversar sobre isso com você, mas ele tem esse fardo. E você, ao entender a situação, vai compreender o motivo dele querer levar os filhos todos finais de semana para a casa de vocês. Ele quer compensar o fato de ter ficado longe deles.

Renato – Toda mulher ou homem que se casa com alguém que já tem filhos do relacionamento anterior tem que entender que essa divisão de tempo entre o novo cônjuge e os filhos faz parte do pacote.

Cristiane – Você não pode se comparar com um casal que não vive essa situação e tem todos os sábados para ficar junto. Ele não está sozinho e é pai. A melhor coisa que você pode fazer é dar apoio a ele e ser amiga e querida por essas crianças. Quando ele perceber que você as aceita e a condição em que você está, vai querer também agradá-la. Seu esposo ficará tão feliz que os filhos dele estão bem com você que vai querer também agradá-la.

Renato – Se você for positiva, agradável e não criar problemas quanto a esse fato, conseguirá que ele pense na possibilidade de um sábado ou fim de semana livre. Se você “bater o pé” e exigir que as visitas das crianças sejam alternadas, você vai criar problemas e ele acabará ficando dividido. Ele está tentando compensar a ausência dele na vida dos filhos.

Cristiane – E, quando ele traz os filhos para a casa de vocês e não os disciplina como você faria com eles, você precisa entender que ele age assim porque se sente mal por ter ficado longe deles. Então, nos poucos momentos que ele tem com eles, ele não quer brigar nem com você nem com os filhos, mas fazer a vontade deles.

Renato – Não é o certo, mas é algo que observamos muitos nas famílias mistas.

imagem do author
Colaborador

Camila Dantas / Foto: Fotolia