Miguel Srougi inaugura Instituto da Próstata do Hospital Moriah

Cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (10); setor, que reúne tecnologia e médicos renomados, visa atender com excelência e produzir conhecimento

Imagem de capa - Miguel Srougi inaugura Instituto da Próstata do Hospital Moriah

Um dos mais prestigiados urologistas do país, Miguel Srougi, inaugurou nesta quarta-feira (10) o Instituto da Próstata do Hospital Moriah, estruturado por ele.

A cerimônia foi realizada na Casa Petra, em Moema, zona sul de São Paulo, com a participação do presidente do Hospital Moriah, Guilherme Munhoz, do presidente da Igreja Universal, Maurício Campos, da presidente do Grupo Life, Eunice Higuchi, e do ex-governador Geraldo Alckmin, além da presença de convidados ilustres.

Entre eles o representante da presidência da Associação Paulista Médica, Akira Ishida, o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Seção SP, Flávio Trigo, e o secretário-geral da Associação Médica Brasileira, Antônio Salomão.

Em virtude do lançamento, foi realizado o 1º Simpósio de Doenças da Próstata no local, com a apresentação de 32 aulas sobre inovações médicas.

Durante o discurso de inauguração, Srougi, que também é professor da Faculdade de Medicina da USP, destacou que a motivação para a criação do setor foi a alta prevalência de doenças relacionadas à próstata.

Segundo ele, 90% dos homens apresentam crescimento benigno do órgão, o que causa transtornos urinários, comprometendo a qualidade de vida. O médico também ressaltou o alto índice de câncer de próstata, que afeta um em cada oito homens, o equivalente a 12 milhões de brasileiros.

“Com o Instituto, queremos criar diretrizes que possam ajudar outras instituições médicas. Os médicos do Instituto da Próstata representam o verdadeiro valor. Eles têm uma atividade acadêmica intensa e vão produzir ciência, transformar a sociedade e melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

“Que o Moriah continue fazendo com que aqui se concretize ações médicas de forma humanística, solidária e que as pessoas trabalhem com compaixão para aliviar o sofrimento humano e mudar o mundo”, completou.

Luiz Cláudio Costa, presidente da Record TV, e a esposa, Patrícia (à dir.) e Eunice Higuchi, da Life (centro)

Eunice Higuchi, que também é médica, destacou o lado humano do urologista em sua apresentação e a importância do profissional na estruturação do Instituto. “Srougi tem a vocação de querer passar o saber e o Instituto da Próstata é uma maneira de democratizar o saber deste médico”, disse.

“O Instituto foi criado para ser um centro difusor de conhecimento, do que tem de mais moderno, desde o diagnóstico até o tratamento em relação à próstata. O objetivo é se tornar referência tanto em tratamento quanto em pesquisa”, concluiu.

Já Geraldo Alckmin reforçou o discurso de Eunice exaltando Srougi como “grande médico e homem do humanismo” e relacionou a relevância do Instituto à crescente demanda de saúde no país devido ao envelhecimento da população. “O Moriah é um centro de excelência, de alta tecnologia, e o Instituto da Próstata é uma conquista para todos nós, pois será um modelo de avanço científico, de alta complexidade e de humanização”, afirmou.

Patrícia Costa, esposa do presidente da Record TV, Luiz Cláudio Costa, destacou a grande presença de profissionais de saúde no evento já em busca de conhecimento.

“Quando ouvi o Dr. Miguel falar, fiquei muito orgulhosa de o Hospital Moriah ter essa iniciativa porque a maior importância é a disseminação do conhecimento. E um homem como ele, que é uma referência na medicina nessa área estar à frente desse trabalho muito nos enriquece. Hoje, vendo profissionais de saúde vindo aqui beber dessa fonte nos deixa muito feliz. É como Srougi diz: a saúde não pode perder a humanidade”.

Luiz Cláudio Costa, Guilherme Munhoz, Geraldo Alckmin e outras presenças ilustres

Para Luiz Cláudio Costa, presidente da Record TV, contribuir para a disseminação de iniciativas como a do Hospital Moriah é papel dos meios de comunicação.

“Acho que qualquer iniciativa que um grupo empresarial toma para promover a saúde desse país tem que ser valorizada e divulgada. Nosso papel é dar voz a quem cuida do Brasil. Como emissora de televisão, temos essa missão também, de levar as boas notícias para o Brasil. Temos sido acometidos por tantas más notícias, que uma boa notícia tem que ser propagada”, afirmou.

“Cuidar da saúde de alguém é nobre. Esse Instituto com certeza vai proporcionar pesquisa, desenvolvimento científico, cura de doenças, mecanismos que vão trazer benefícios à população. Esse Instituto certamente vai fazer a diferença na vida das pessoas e, por isso, nós, da Record, nos sentimos incentivados a divulgar que existem pessoas preocupadas em levar saúde à população brasileira”, completou.

Alexandre Teruya, CEO do Hospital Moriah, adiantou que o Instituto dará diretrizes para outros institutos dentro do próprio hospital. “Em um futuro próximo”, afirmou.

Segundo ele, os próximos setores serão o Instituto de Hipófase, Instituto da Válvula Cardíaca, Instituto de Fibrilação Atrial, Instituto de Cirurgia Endocrinológica do Pescoço e Instituto do Trauma do Esporte.

imagem do author
Colaborador

Do R7 / Fotos: Edu Garcia/R7