Complexo Penitenciário Feminino de Salvador promove concurso de beleza

Primeiras colocadas do evento de 2018 foram ressocializadas

Imagem de capa - Complexo Penitenciário Feminino de Salvador promove concurso de beleza

Com o objetivo de levar atividades socioculturais às detentas do Conjunto Penal Feminino de Mata Escura, localizado em Salvador (BA), o programa social Universal nos Presídios (UNP) estará realizando amanhã (9/4), o concurso “Miss Elegance 2019”. O desfile contará com a participação de 27 presas que estarão trajando roupas, calçados e acessórios voltados à cultura indiana.

O evento será iniciado às 13h no auditório da Unidade.  Na bancada dos jurados, estarão presentes autoridades locais, como Fabíola Pacheco, coordenadora da Defensoria Pública, e a diretora da penitenciária, Karina Moutinho, entre outros convidados.

A estilista Isabel Guimarães também estará presente para ajudar as detentas com o vestuário.

Os 3 primeiros lugares receberão como prêmio faixa de campeã, buque de flores e troféu.

O coordenador do UNP da Bahia, Márcio Silva, explica que além de proporcionar às reclusas um momento de lazer e descontração, ações como essas fazem com que elas se sintam acolhidas e valorizadas. “Oferecemos a essas mulheres serviços profissionais de beleza, aula de passarela, conhecimento de uma nova cultura, um olhar humanizado – e sem julgamento”, disse Márcio.

Márcio relata que pode existir descrença quanto à efetividade da ressocialização por intermédio de eventos como este. Mas o coordenador da UNP afirma que a valorização do egresso do sistema prisional, faz parte da reinserção social. “Nenhuma das três primeiras colocadas do evento do ano passado permanece hoje nas unidades”, concluiu o coordenador.

imagem do author
Colaborador

UNIcom