8 de abril: o Dia Nacional do Sistema Braille

O objetivo da data é conscientizar a população sobre a importância da inclusão da pessoa cega no sistema educacional no Brasil

Imagem de capa - 8 de abril: o Dia Nacional do Sistema Braille

Neste dia 8 de abril comemora-se o Dia Nacional do Sistema Braille, um recurso de códigos em alto relevo que representa todas as letras do alfabeto e números símbolos aritméticos, utilizado por quem tem deficiência visual.

Apesar de a data ter como objetivo principal a conscientização de toda a população brasileira sobre a importância da inclusão da pessoa cega no sistema educacional no Brasil, o recurso é pouco usado.

Segundo dados do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, cerca de 18,6% da população nacional possuía algum tipo de deficiência visual.

A Palavra a quem não enxerga

Para ir de encontro às necessidades de quem tem algum problema visual, o blog do Bispo Edir Macedo conta com um recurso que transforma o texto publicado em áudio (imagem ao lado), permitindo, assim, o conteúdo postado.

Há muitas vantagens na aplicação dessa ferramenta. Como, por exemplo, a possibilidade de pessoas com deficiência visual acompanharem as mensagens de fé, que são divulgadas diariamente. Além disso, é possível ouvir a orientação espiritual enquanto realiza outras atividades do dia a dia.

Por atender as pessoas com dificuldades visuais ou de leitura, o blog se torna inclusivo. Além disso, o recurso, que se chama “Ouça este conteúdo”, permite avançar e retroceder na linha do tempo do arquivo de áudio.

A ferramenta funciona em qualquer sistema operacional, bem como em aparelhos celulares. Se você ainda não usou esse recurso, acesse agora mesmo o blog do Bispo Edir Macedo, clicando aqui, e confira como.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock e Reprodução