O que você precisa saber sobre a crucificação de Jesus Cristo

A novela Jesus mostrou o ápice de toda a trajetória do Senhor Jesus na Terra

Imagem de capa - O que você precisa saber sobre a crucificação de Jesus Cristo

Nesta semana, pudemos acompanhar na novela Jesus a cena da crucificação do Senhor Jesus. Ela foi o ponto mais importante, não somente de Sua trajetória como “Filho do homem”, mas de toda a história da humanidade.

Toda a Bíblia aponta para o dia desse acontecimento – sobretudo, por meio dos profetas do Antigo Testamento.

O profeta Isaías, por exemplo, anunciou: “Mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos.” Isaías 53.5-6

Um plano Divino de Salvação

crucificação de Jesus CristoNo momento antes da crucificação, Pilatos tenta sua última abordagem para sair daquele impasse em que estava metido, diante do povo sedento pelo sangue do Messias: Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo?” Mateus 27.22

Esse questionamento nos faz pensar sobre a decisão que cada pessoa deve tomar quando “descobre” a existência do Senhor Jesus: recebê-lO ou rejeitá-lO. Não há meio termo. Ou é ou não é.

Sabemos que a morte e a ressureição de Cristo eram necessárias para que se cumprisse o plano de Salvação da humanidade, elaborado pelo Deus-Pai.

Leia também: Entenda o significado da Santa Ceia, retratada na novela Jesus

Entretanto, o ato injusto e maldoso daquelas pessoas de torturar até a última gota de sangue o inocente Filho do Altíssimo – obviamente, sob a ação dos demônios – simboliza a triste história dos humanos contra o Criador. Um enredo de rebeldia contra a vontade Divina.

Em suas anotações bíblicas, o Bispo Edir Macedo analisa: “O Senhor Jesus enfrentou a violência de homens brutais que não mediram esforços para agredi-lO. Socos no Rosto, açoites de varas e chicotadas que rasgaram Sua carne foram alguns flagelos que Ele experimentou (Is 50.6). Não podemos esquecer que o Filho de Deus sofreu tudo isso estando em um corpo humano, frágil e vulnerável como o nosso. É muito importante nos lembrarmos do Seu sacrifício e da Sua dor e termos a consciência de que os nossos pecados foram responsáveis por todo o Seu sofrimento.”

Ali, na cruz, foi projetada toda a imoralidade, o distanciamento espiritual e o pecado que acompanham a humanidade desde o Jardim do Éden, quando Adão e Eva deram ouvidos ao diabo.

Leia também: No Monte das Oliveiras: o Senhor Jesus suou sangue?

Como o apóstolo Paulo observa: “Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um Homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.” 1 Coríntios 15.21-22

Igualmente, o escritor de Hebreus aponta: “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.” Hebreus 9.22

crucificação de Jesus CristoOu seja, foi exclusivamente por meio do sangue do Senhor Jesus, derramado na cruz, que a humanidade encontrou perdão.

Sobre o significado do sangue no contexto bíblico, o Bispo Macedo continua em suas anotações: “O pagamento que o pecado exige é a vida do pecador, prova disso é que a morte entrou na humanidade na desobediência de Adão. Ao instituir a Lei, Deus determinou que o sangue do animal sacrificado substituísse o transgressor que deveria morrer. O sangue é o símbolo maior da vida, pois flui por todo o corpo carregando oxigênio e os nutrientes necessários ao organismo. Esses sacrifícios constantes do passado prenunciavam o maior sacrifício feito no mundo: a vida de um Único Homem, o Senhor Jesus, pela vida de todas as pessoas em todos os tempos e em todas as gerações.”

Portanto, o Senhor Jesus não veio ao mundo para julgar ou condenar as pessoas. Mas sim para concedê-las uma chance de arrependimento de seus erros, para que possam habitar com Ele no Reino dos Céus.

Se você deseja aprender mais sobre a mensagem da cruz, participe de um encontro no Templo de Salomão, em São Paulo, ou em uma Universal mais próxima de sua casa (veja o endereço).

Leia também: O que a novela Jesus pode nos ensinar sobre hipocrisia

Novela Jesus

A novela Jesus – que está na reta final – narra em detalhes o período em que Cristo esteve entre a humanidade em forma de homem. A missão era a de Se sacrificar em favor dos que creem nEle.

Acompanhe diariamente as informações do Universal.org sobre a novela e fique por dentro de cada capítulo.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Fotos: iStock, Reprodução