Como lidar com as diferenças de personalidade?


Por Camila Dantas / Foto: Fotolia

Nesta edição do A Escola do Amor Responde, os professores e apresentadores Renato e Cristiane Cardoso respondem à pergunta de uma aluna. Ela quer saber como lidar com as diferenças de personalidade dela e do namorado. Confira.

Aluna – Tenho 21 anos, trabalho, estudo e tenho uma vida muito corrida. Meu namorado tem 24 anos, estamos juntos há mais de um ano e pretendemos nos casar. Ele é um homem de caráter e bom filho. Observei a personalidade dele e notei que ele é uma pessoa extremamente calma, tranquila, caseira e tímida. Eu sou o oposto dele. Uma das coisas que mais me chamaram a atenção na postura dele foi o fato de um dia eu ter ficado chateada por algo bem pequeno e ele ter passado mais de 15 dias sem falar comigo. Nesse dia, quase terminamos, mas ele me abraçou e pediu que parássemos com aquela conversa porque me amava. No entanto não resolvemos o problema. Meu maior medo é que essa diferença possa trazer sérios problemas quando casarmos. Ao mesmo tempo, penso que posso estar dando muita importância a isso, sendo que o que deveria ser levado em consideração é o fato dele ter os
predicados essenciais.

Renato – É muito comum uma pessoa gostar de outra que é o oposto dela porque esta apresenta qualidades que lhe faltam. Nesse caso, as novidades e o equilíbrio que a outra pessoa oferece tornam-se atraentes. Você é uma moça agitada e tem uma vida corrida, mas a companhia do seu namorado a tranquiliza e lhe traz momentos de paz. E ele também pode ter gostado de você pela agitação que você costuma trazer para a vida dele.

Cristiane – O problema que você falou inicialmente era pequeno e você fez dele uma tempestade em copo d’agua. Provavelmente, o que você fez foi desrespeitá-lo. Por ele ser uma pessoa calma, é mais fácil você, que é muito
agitada, desrespeitá-lo.

Renato – A pessoa calma sempre irrita a agitada. Talvez você tenha passado dos limites com ele e falou alguma cois a que tocou um ponto dele. Não estou falando que ele está certo, mas você também não é inocente. É verdade o fato de você estar dando muita importância a coisas que poderia relevar. Quando você entender que ele é diferente, souber aproveitar essas diferenças, compreender que ele funciona à base de um “programa” diferente do seu e aceitar as boas influências disso, vocês não terão mais problemas.

Cristiane – E cuidado para não desrespeitá-lo. Com o seu jeito de ser, você pode acabar o desrespeitando, que, já percebemos, não é como você. Vocês dois têm o jeito certo e ambos têm que saber tirar proveito disso em várias situações. Em alguns momentos, o seu jeito será melhor para resolver um determinado problema, então ele poderá tirar proveito disso e o mesmo deve acontecer com você em relação a ele.

Renato – Minha sugestão é que leiam o livro Casamento Blindado. Nele falamos de nós mesmos, pois a Cristiane e eu somos bem diferentes também. As diferenças nos atraíram inicialmente e nos atracamos depois por causa delas. Se vocês quiserem realmente blindar seu casamento contra esses potenciais problemas, façam o curso Casamento Blindado antes de se casarem – ele é como a carteira de motorista que você tira para poder passar a dirigir um carro. O curso é uma habilitação para quem quer ser um bom cônjuge.

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como lidar com as diferenças de personalidade?

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games