Pedro nega Jesus

A cena que antecedeu a crucificação do Messias traz reflexões sobre a fé

Imagem de capa - Pedro nega Jesus

Faltam poucos dias para o final da novela Jesus, da Record TV, e o telespectador não tem contido a emoção por causa das cenas sobre os últimos dias do Messias na Terra. Contudo a cena em que Pedro, interpretado por Petrônio Gontijo, nega Jesus (Dudu Azevedo) fez muitos se questionarem: como um discípulo com o caráter de Pedro poderia trair o Mestre? Se Ele estava acima de qualquer suspeita, como pôde aquele que andava do lado dEle ter essa atitude? Deus tinha uma lição para nos deixar?

A cena é baseada no Evangelho de Lucas 22.58-62, que relata: “Pouco depois, um homem o viu e disse: você também é um deles. Homem, não sou!, respondeu Pedro. Cerca de uma hora mais tarde, outro afirmou: Certamente este homem estava com ele, pois é galileu. Pedro respondeu: Homem, não sei do que você está falando! Falava ele ainda, quando o galo cantou. O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes. Saindo dali, chorou amargamente.”

Por que ele nega?
Pedro negou o Mestre a quem tanto jurou amor e obediência. Por quê? Em entrevista exclusiva à Folha Universal, o ator Petrônio Gontijo explica: “Pedro é muito impulsivo e nega Jesus por pânico. Naquela época, Jerusalém cheirava morte. Tinha mais de cem cruzes com pessoas mortas espalhadas pela cidade. O cheiro do lugar era de corpos em decomposição. Pedro nunca havia duvidado do poder do Messias, mas naquele momento o medo falou mais alto”.

O ator ressalta que Pedro pensou no seu próprio sofrimento. Por ser o braço direito de Jesus e tê-Lo defendido outras vezes, Ele jamais havia imaginado que algum dia iria negá-Lo, apesar de o Mestre já tê-Lo alertado antes, como está escrito em Mateus, 26. 34-35: “Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás. Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo”. O ator destaca que“dez horas antes, no Monte das Oliveiras, Pedro diz que não negaria Jesus, corta a orelha do soldado e depois toma uma atitude impulsiva como aquela”.

Negamos Jesus até hoje
Petrônio explica que a atitude de Pedro mostra que todos podem errar, mesmo andando ao lado do Mestre. “Esse personagem mostra que o problema não é errar, mas o que você vai fazer com esse erro.” Quantas pessoas negam Jesus por meio de suas atitudes? Até frequentam a Igreja e leem a Bíblia, mas não a aplicam em suas vidas. Quando pecamos, negamos Jesus e tudo que Ele fez por nós.

O arrependimento de Pedro ficou nítido quando o galo cantou. A partir daí, ele não errou mais. Você tem se arrependido de fato e de verdade? Aproveite essas últimas semanas da novela para se avaliar e refletir sobre o sacrifício que Jesus fez por você na cruz. Assista a trama, de segunda a sábado, às 20h45, na Record TV.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Fotos: Reprodução