A última Ceia e o Lava Pés

Em sua reta final, a novela Jesus, da Record TV, mostra o momento que o Messias se prepara para dar sua vida pela Humanidade

Imagem de capa - A última Ceia e o Lava Pés

A novela Jesus, da Record TV, está em sua reta final. A trama, que cativou o público e levou muitas pessoas a terem o hábito de ler as Escrituras Sagradas, conta a história do Salvador da Humanidade, relatada no livro mais famoso do mundo, a Bíblia. Na última semana, o telespectador acompanhou algumas das cenas mais conhecidas dessa História: a do Lava Pés e da Última Ceia, momento em que Jesus se despede para cumprir o propósito de sacrificar Sua vida por todos.

A missão do Messias
Na cena, Jesus (Dudu Azevedo) senta no centro da mesa, reúne os 12 discípulos e deixa claro o desejo de comer junto aos seus antes de partir. A cerimônia é o início da grande conclusão do que o Mestre veio fazer na Terra: realizar o plano de Salvação dos seres humanos (Hebreus 10.7-10 e Apocalipse 13.8).

Por meio da cruz, o Senhor Jesus providenciou o caminho para a Humanidade se unir novamente à Santíssima Trindade, porque ela estava eternamente separada por causa do pecado (1 Coríntios 15.21-22). Aliás, toda a Bíblia aponta para esse acontecimento.

É importante observar que nada disso teria acontecido caso Cristo não tivesse Se oferecido em sacrifício voluntariamente (João 10.17-18). Portanto, a morte e a ressurreição dEle não faziam parte de um plano fabricado por humanos, mas pela própria direção Divina.

O símbolo do pão
Na Páscoa judaica, o pão deveria ser do tipo ázimo, porque o fermento, nesse contexto, simboliza a maldade, o pecado, a hipocrisia espiritual e os falsos ensinamentos (Mateus 16.6).

Durante a Ceia com os discípulos, esse significado é materializado no corpo de Jesus: “E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o Meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de Mim.” (Lucas 22.19).

O símbolo do cálice
Nos sacrifícios do Antigo Testamento não bastava que o animal fosse morto. Era necessário que o sangue dele fosse derramado no Altar de Deus. Isso acontecia porque a vida de toda a carne está no sangue (Levítico 17.14). Por isso, era necessário também o derramamento do sangue inocente do Senhor Jesus durante o sacrifício.

A Páscoa foi o momento que Jesus celebrou para todos lembrarem da época que o povo saiu do Egito. Era a preparação para o sacrifício. Em razão disso, hoje, o pão significa a saúde e o sangue, a Salvação.

Em entrevista à Folha Universal, o ator Dudu Azevedo, que interpreta Jesus, disse que essa foi umas das cenas mais comoventes de toda a trama e que é impossível as pessoas não terem sido tocadas com as imagens. “Sou muito privilegiado por fazer esse papel. Tenho certeza que todas as pessoas também foram atingidas por essa novela.”

Lava Pés
Antes da Ceia, Jesus lavou os pés dos discípulos – atitude que levou-os a questionarem. “Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo”. (João 13.6-8).

Ao lavar os pés dos discípulos, Jesus ensinou a humildade e explicou-lhes que deveriam fazer o mesmo uns com os outros. Naquele tempo, quando as pessoas chegavam em casa lavavam os pés, porque muitos andavam descalços ou de sandálias. Além disso, ao receber uma visita o menor servo lavava os pés dela. O exemplo de Jesus em ser humilde ficou nítido nas cenas: quem ama a Jesus serve a seus irmãos e quem deseja ser o maior no Reino dos Céus que seja o menor.

O ator Rick Tavares, que interpreta Judas Tadeu, ressaltou que foi impossível não se emocionar. “Toda a cena, desde o momento que Jesus lava os pés até quando senta com todos, foi emocionante. Passa tanta coisa na nossa cabeça como ator! Que privilégio estar ali. Não consegui conter a emoção, a cena acabou e continuei a chorar.”

Fortes emoções marcarão os últimos capítulos. Assista, de segunda a sábado, às 20h45, na Record TV.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo e Daniel Cruz / Fotos: Blad Meneghel